O Blog

Este blog é feito com 3 coisas que gosto. Escrever, Fotografia e Cozinhar. Assim, por esta ordem, com dois verbos que consigo executar, um melhor outro nem tanto, e um substantivo que estou a explorar.

Sempre me lembro com vontade e gosto de escrever. Não serei perfeita, erros gramaticais, e, uma grande intolerância ao Acordo Ortográfico.

Sempre gostei de fotografia apesar de nada saber. Lembro-me de uma formação que fiz há 1 década atrás em que tirei uma foto com uma lata de biscoitos. Fiquei orgulhosa de mim, tirei uma foto da forma mais primitiva que pode haver, sem qualquer lente ou objectiva, nem tão pouco nenhuma janela mágica que me mostrasse o que estava a fotografar. Escolhi o ângulo por intuição e fiz a minha primeira foto que guardo até hoje religiosamente.

Cozinhar… Eu gosto de comer, mas gosto muito mesmo. Cozinhar dizia que não o faria, não lhe tinha o gosto. Cresci a ver quem cozinhasse por obrigação, era um fardo, e, isso sempre me afastou da cozinha. Mas quando ficamos por nossa conta e risco e a barriga dá horas há que pensar em soluções. Ganhei-lhe o gosto, mas nada sei. Há por aí um mundo fantástico de cores, cheiros e sabores que quero descobrir.

No fundo saborear um prato de comida é fundir sentimentos, é uma mistura de sensações muitas vezes inexplicáveis. É através de uma comida, um cheiro, um sabor, lembrar momentos que se partilham e que nem sempre uma boa fotografia pode transmitir. É um acto social que cria laços, fecham-se negócios, fazem-se planos, rimos, brincamos, casamos, festejamos aniversários, nascimentos. Em todas as datas importantes lá está ela, a comida, a mágica da alquimia dos ingredientes que une gerações em volta de uma mesa com um único objectivo, sermos felizes.

RESUMINDO: Neste blog há de tudo um pouco, retalhos do meu quotidiano pincelados com um pouco da minha personalidade. As minhas dicas, as minhas experiências na cozinha, e, episódios do meu crescimento enquanto mulher, mãe, e, iniciante nas lides culinárias. Espero que gostem da minha companhia, ainda que virtual.

Eu…

Adoro inovações, coisas simples, ousadas, diferentes. A magia que se faz numa cozinha é do mais simples que pode haver. Acredito que uma boa dose de amor, uma pitada de criatividade, e, umas gramas de cor são quanto basta para um serão agradável.

Comer é um acto social, comer bem e bem comer, talvez sejam conceitos diferentes para muitos. Para mim existe apenas uma troca de lugar do adjectivo onde o bem comer pode ser comer bem.

As minhas filhas são as minhas maiores cobaias e críticas das minhas criações e experiências. São também as minhas maiores e fiéis parceiras, pelo que, de vez em quando irão aqui aparecer registos de algumas das nossas aventuras.

Sobre os Direitos de Autor

Todas as fotos aqui colocadas bem como os textos são da minha autoria. Quando o não são a respectiva fonte é mencionada. Algumas das receitas são minhas e outras adaptadas ao meu gosto pessoal, tendo, neste caso, sempre o cuidado de referenciar a fonte. Se alguém pretender usar os textos queira mencionar a fonte. Desta forma eu ficarei agradecida e a sua consciência ficará mais descansada.

Como há 30 anos as receitas eram as mesmas, mas, passadas de boca em boca, e, a anotadas em velhos cadernos que hoje estão amarelos, é provável que acabem por haver muitas receitas com muitos donos, como acontece com a receita do bolo de iogurte, que existe em todas as casas.

Também já aconteceu encontrar ideias iguais às minhas com datas posteriores à minha publicação. No entanto, e como não gosto de substimar a criatividade dos outros, pois não sou egocêntrica a esse ponto, gosto apenas de lembrar à pessoa, que, muito antes da publicação dela, também já tinha feito igual, e, é de facto, uma ideia muito boa.

Vamos ser originais, ser nós mesmos. Colar o trabalho de alguém sem dar o devido crédito não é mérito, é falta de personalidade.

As fotos não podem, ou, não devem ser usadas sem prévio o meu prévio consentimento. Como tal agradeço o contacto através do seguinte e-mail: saborezcomhistoria@gmail.com

Publicidade e marcas neste blogue.

Que fique bem claro que não recebo nada em troca dos conteúdos que aqui partilho e que envolvem marcas. Trata-se tão só e apenas a minha experiência com os produtos e a minha opinião sobre os mesmos. Se alguma marca se sentir de alguma forma lesada com os conteúdos aqui apresentados basta entrar em contacto comigo.

3 thoughts on “O Blog

  1. É a primeira vez que visito este blogue e posso afirmar que estou fascinada. Já percorri algumas receitas. Já li vários textos. Já apreciei um leque de fotografias. Quero dar-lhe os parabéns pelo blogue, um espaço com alma, dedicação e transparência.
    Também eu me revejo na triologia do Escrever, Fotografar e Cozinhar. Só acrescentaria, no meu caso, Ler porque é algo de que não prescindo, mesmo que só o faça quando a casa pára, ao fim do dia.
    Voltarei mais vezes.
    Um beijinho
    Patrícia

  2. Oi,
    Descobri hoje o seu blog e me identifique com vc quando diz ” No fundo saborear um prato de comida é fundir sentimentos, é uma mistura de sensações muitas vezes inexplicáveis. É através de uma comida, um cheiro, um sabor, lembrar momentos que se partilham e que nem sempre uma boa fotografia pode transmitir”. É isso aí.
    Parabéns e vou voltar sempre por aqui.
    Bj,
    Lylia

  3. Bom dia,

    Redundância completa seria dizer que “eu também” !
    Vejamos se consigo dizer de outra forma !

    Gosto da escrita… a sua !
    Gosto da fotografia… com que nos presenteia !
    Gosto da cozinha… que acabo de conhecer !

    E com estes 3 “gostos” acabo de tomar a decisão de a seguir por emails.
    Ficarei atenta a tudo com que nos contempla e… cá me farei presente… muitas vezes ou quem sabe… sempre !

    Beijinhos

    http://www.blogdochocolate.com

Os comentários estão fechados.