É só Mais 1 receita do Bolo de Chocolate

IMG_4657.1

Não fosse a linha e tinha comido, facilmente, grande parte do bolo sozinha. Foi feito a pedido de uma das pequenas e tinha a inspiração perfeita. No blog da Lina tinha visto uns brownies tentadores, adaptei a receita e transformei-a num delicioso bolos de chocolate. É o tipo de bolo que adoro, denso e húmido, desfaz-se na boca e sabe a chocolate… Muito fácil de fazer e suja-se pouca loiça🙂

IMG_4660.1

Foi feito num dia em que alguém mostrou ser tão insensível e egoísta que tive vontade de sair do carro e…

Se a amargura tivesse um rosto nesse dia teria-o visto. São 19.35, Rua de sentido único. 3 carros à minha frente e outros tantos atrás. Passam cerca de 2m e a fila não anda. Há um carro parado. Passado algum tempo aparece um senhor que carrega nos braços uma criança com cerca de 10 anos, não anda, e outro pequeno o segue. Aparece uma adolescente a sair do prédio com a cadeira de rodas. O pai desdobra-se para se equilibrar e colocar os filhos e a cadeira no carro. Atrás de mim, alguém com pouco mais de 50 anos buzina. Senti o coração ficar apertado e num acto sem nome coloco a cabeça de fora e digo: ” não vê que há uma menina que não pode andar?”

Que pressa de viver é esta que faz uma pessoa que pode andar, conduzir, correr, continuar a ter pressa perante uma jovem que não pode viver o mundo da mesma forma?

Que egoísmo e falta de cidadania é esta? Serei só eu que estou mais sensível ou sou apenas diferente?

IMG_46671

Bolo de Chocolate

Ligar o forno a 170ºC

200gr de chocolate Pantagruel + 200ml de natas frescas + 100gr de margarina Vaqueiro + 75gr de açúcar amarelo + pitada de sal.

Colocar tudo num tacho e deixar derreter em banho-maria até ficar tudo bem misturado. Deixar ficar morno.

Juntar 3 ovos. 1 a 1 batendo entre cada adição. Nem usei batedeira, fiz com vara de arames.

Por fim adicionar 125gr de farinha T55 (sem fermento) + canela em pó q.b. + colher de café rasa de bicarbonato de sódio + colher de café rasa com fermento para bolos. Com a vara de arames mistura bem até obter um creme liso e sem grumos.

Untar uma forma redonda – usei com 20 cm de diâmetro – e levar ao forno cerca de 20cm. Vigiar a cozedura para que o bolo não coza demais. Assim que palito saia seco está pronto. Retirar de imediato do forno e deixar ficar morno na forma. Depois retirar e colocar sob uma rede para terminar de arrefecer.

Notas: gostava de o ter experimentado com gelado mas não tinha. Comi com chantily e a combinação é simples mas muito boa. Ainda assim, por ser um bolo tão rico e denso, comê-lo simples é uma boa forma de apreciar este bolo que aconselho a quem é fã de chocolate.

Boa semana e até breve.

5 thoughts on “É só Mais 1 receita do Bolo de Chocolate

  1. Que bolo maravilhoso, Liliana! Fico muito feliz por os meus brownies te terem inspirado a fazê-lo,
    Mas, vê lá como as coisas são…agora, quem vai guardar esta receita sou eu, porque este bolo deve ser, de facto, uma verdadeira delícia!
    De certeza que amenizou a tua raiva perante tanta estupidez e egoísmo que presenciaste…
    Beijinhos

  2. não sou apreciadora de chocolate, mas este tipo de bolo denso e húmido é sem dúvida a minha praia…. esta receita vou levar comigo, tenho uns pequenotes que se vão perder de amores por ele🙂
    Beijinhos

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s