Folar Salgado de Chaves

IMG_4345.1

Era a minha avó que fazia os folares, outros eram trazidos da aldeia pelo meu avô. Cresci a comer folar com 2 dias de feito barrado com planta e acompanhado de café – curiosamente não aprecio café de máquina mas isso é outra história – e que bem que isso sabia. Quando as velhas mãos deixaram de os fazer passou a ser a minha mãe. Hoje, e de uma forma inconsciente, sou eu que sinto necessidade de o fazer. Ter a minha irmã por perto incentivou-me ainda mais a ser a perpetuadora deste ritual. Porque este é um blog de sabores com história e porque a comida faz parte da nossa herança cultural e familiar, de hoje em diante irei voltar a ter folar salgado em minha casa🙂

IMG_4339

A receita veio do fórumbimby, adaptei-a à máquina de fazer pão e fiz umas pequenas alterações. A massa fica boa de trabalhar, não se cola às mãos e não é necessário enfarinhar a bancada. O miolo fica bastante macio e húmido e a côdea bem crocante mesmo no dia seguinte.

Folar Salgado de Chaves

3 ovos tamanho M, 250gr de farinha T65, 50gr de azeite, 25gr de Vaqueiro Líquida, 11gr de fermento granulado, pitada de sal grosso, enchidos a gosto (chouriça, bacon, presunto, etc)

Colocar os ovos numa taça com água quente e deixar repousar 3m. Findo o tempo bater ligeiramente os ovos e colocar na cuba da máquina. Colocar o sal, o azeite e a vaqueiro. Por fim a farinha e por último o fermento. Escolher o programa que apenas amassa, 15m. Deixar dentro da cuba a levedar até duplicar o tamanho. Depois de levedar esticar a massa com a ajuda do rolo e espalhar as carnes. Enrolar como se fosse uma torta e colocar numa taça redonda de forno, no entanto pode dar-se a forma que desejar. Leveda novamente dentro do forno ligado a 50ºC cerca de 30m e pincelar com ovo batido. Terminado o tempo aumentar a temperatura do forno para os 180ºC e deixar cozer até estar dourado a gosto.

Até breve

9 thoughts on “Folar Salgado de Chaves

  1. Olá minha amiga do sul. Gosto tanto destes posts cheios de memórias. Heranças doces e salgadas. Hei de fazer este teu folar e já nesta quadra. Gosto dos folares doces, mas o meu marido é perdidinho pelos folares salgados ou não fosse transmontano. Ficou com um aspeto delicioso. E a massa parece fácil de trabalhar. Vou fazer como tu e utilizar os auxiliares de cozinha mas acho que vou duplicar a receita… Depois digo-te como me safei.
    Que a Páscoa seja feliz!
    Beijinhos para ti, para a tua mana e para as tuas princesas.
    Patrícia

    • Olá Patrícia, pois também eu sofro do mesmo que o teu marido, mais do que no sangue, está-nos na alma🙂 a receita completa está no fórum bimby. Espreita no link que coloquei no post. Comigo correu muito bem, tão bem que já era. Uma Páscoa feliz é o que também te desejo. Beijinhos

  2. Vim cá dizer-te que depois de ver a receita e o produto final tratei logo de reunir os ingredientes e já fiz um folar, dobrando a receita. Foi um sucesso. Iguaizinhos aos que como na aldeia do meu marido em Gimonde. Até os enchidos que utilizei eram de lá: o presunto e a chouriça. O meu marido adorou. Sentiu-se de repente próximo de casa. Já tenho mais dois a levedar, desta vez para oferecer aos meus pais e à minha irmã.
    Foi uma excelente partilha esta. Thanks again.
    Beijinhos

  3. Pingback: Folar de carnes…um regresso a Trás-os-Montes | foodwithameaning

  4. É bom mantermos as nossas tradições, eu adoro folar.
    Quer seja doce, quer seja salgado. E em minha casa há folar quase todo o ano.
    Adoro comer torradinho com manteiga e mergulhar numa chávena de cevada quente.
    Boa Páscoa e lindo folar. Um beijinho.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

