Uma Salada Quente

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E porque a semana começa cinzenta, e promete continuar, aqui fica uma sugestão bem colorida que serve de acompanhamento ou mesmo de refeição.

Salada Quente de Couve, Abóbora e Tomate

Numa frigideira colocar azeite e alhos e deixar que estes libertem o aroma. Juntar a abóbora em fatias finas e a couve em juliana. Temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar, cerca de 4/5m. Por fim adicionar os tomates cortados em 4 e polvilhar com coentros frescos picados. Envolver bem e servir. Bem bom.

Boa semana e até breve.

Com esta sugestão participo no passatempo do blog da Vanessa Pazeres Saudáveis.

Creme de Abóbora com Lascas de Bacalhau

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Há dias em que vou para a cozinha e acabo por dar um rumo diferente ao jantar. Tinha planeado creme de abóbora e um esparguete com bacalhau. Mas, as barrigas famintas fizeram acelerar a mente e decidi juntar fios de aletria e lascas de bacalhau cozido à sopa, uma espécie de 2 em 1. Soube tão bem que já se repetiu várias vezes. Barrigas felizes e soninho descansado 🙂

Bom fim-de-semana e até breve.

Bolo Integral de Iogurte e Maçã

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Depois de um post detox fica a sugestão de um bolo feito em partes iguais de farinha integral e farinha branca, sem adição de manteiga, azeite ou óleo. Boa parte do bolo foi devorado antes de sairmos de casa. Feito na noite anterior, durou até ao final da tarde do dia seguinte mantendo-se húmido e macio. A julgar pelos elogios vai ser para repetir. Mais uma sugestão saudável, ou bem menos calórica, afinal, a alimentação deve incluir um pouco de tudo 😉

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Bolo Integral de Iogurte e Maçã

120gr de maçã Reineta ralada e envolvida em 30ml de sumo de limão; 150gr de iogurte magro com pedaços; 4 ovo; 100gr de açúcar amarelo; 110gr de farinha integral; 110gr de farinha para bolos com fermento ; Pitada de canela; 1/2 colher de chá de fermento para bolos

Ligar o forno a 180ºC. Bater os ovos com o açúcar até estarem fofos e volumosos. Adicionar o iogurte, bater mais um pouco, depois a maçã ralada, e bater novamente. Peneirar as farinhas juntamente com a canela e o fermento para bolos. Juntar as farinhas peneiradas e bater em velocidade média até estar tudo misturado. Untar uma forma e colocar a massa. Vai ao forno a cozer cerca de 40m. Fazer o teste do palito e assim que sair seco tirar o bolo do forno. Deixar a arrefecer na forma e só depois desenformar.

Enjoy it.

Boa semana e até breve.

It’s Smoothie Time

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É o que se segue após uns dias cheios de hidratos de carbono que nem as longas caminhadas conseguiram levar.

IMG_3874Smothie anti-oxidante 

Abacaxi, iogurte natural magro, frutos vermelhos congelados, sementes de chia. Uma sugestão de um livro cheio de boas dicas de sumos e smothies. Bem bom, o smothie e o livro.

Volto em breve com um post das férias.

Bom fim.de.semana.

Granola – In Love

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A granola é uma mistura de cereais torrados que pode levar oleaginosas e até fruta desidratada. É uma boa aliada ao bom funcionamento intestinal, saudável e cheia de fibras.

Cá em casa desaparece num instante e tem sido uma boa companhia nos intervalos entre refeições com iogurtes caseiros.

Pode misturar-se o que mais apetecer, fica ao gosto de cada um. Esta última tinham flocos de cevada, flocos de aveia, pevides de abóbora, sementes de sésamo e girassol, amêndoas e xarope de milho.

Ligar o forno a 180ºC. Misturam-se os flocos, sementes e amêndoas numa taça. Coloca-se um pouco de xarope de milho a aquecer no microondas e deita-se sobre a mistura envolvendo tudo para ligar.

Colocar papel vegetal no tabuleiro do forno e espalhar a mistura. Ir vigiando e mexendo a cada 8/10m, no total cerca de 30m. Depois é só aguardar que arrefeça e guarda-se em frasco hermético onde se mantém perfeitamente crocante após cada utilização.

Com o cheirinho que fica por casa o difícil é para de comer ainda morna.

Até breve and get inspired. 

Creme de Couve Flor e Coentros

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A couve flor tem um sabor muito característico que não agrada a todos, mas eu gosto bastante. Com uma couve flor grande para gastar uma sopa pareceu-me a melhor forma de o fazer. Não tem que enganar.

Cove flor q.b., água, cebola e pitada de sal. Depois de cozida passar a varinha mágica até ficar cremosa a gosto – a cremosidade vai depender da quantidade de água que se coloca na panela.

Para evitar surpresas, depois de cozida, retiro água da cozedura até 2 dedos abaixo da couve e coloco num jarro alto. Passo a varinha, e, se for preciso, vou adicionando a água da cozedura até ao ponto.

Por fim juntar um molho de coentros frescos e passar novamente a varinha mágica. Deixar cozinhar em lume baixo mais uns 5m e temperar de azeite. Servir com croutons. Bem boa.

Até breve e votos de uma excelente semana.

Prazeres Saudáveis de Alfarroba

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Recentemente tive aqui no blog a visita da Vanessa que me desafiou a participar no seu passatempo de Prazeres Saudáveis. De imediato senti-me tentada até porque as receitas que por aí vêm são, acima de tudo, super saudáveis.

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Um dia destes o nosso pequeno-almoço teve crepes feitos de farinha integral e alfarroba. A alfarroba é rica em fibra e de sabor achocolatado. Fica bem em bolos, pães, biscoitos e até mesmo em crepes, é só deixar a imaginação fluir e depois saborear.

Crepes de Alfarroba

40gr de farinha integral, 10gr de farinha de alfarroba, 10gr de açúcar amarelo, 125gr de leite, 1 ovo batido

Misturar os ingredientes secos. Adicionar aos poucos o leite e ir mexendo até desfazer os grumos. Por fim juntar o ovo batido e misturar bem.

Estas medidas rendem cerca de 10 mini crepes pois é como somos fãs cá em casa. Uso uma mini frigideira em lume médio/baixo onde passo um papel com um pouco de óleo de milho ao de leve e uma única vez pois não se colam. Coloco cerca de 20/30ml de massa na frigideira e assim que a massa deixa de fazer bolinhas viro para cozinhar do outro lado. Depois são mais uns segundos de calor e assim que se agita a frigideira e o crepe se solta está pronto.

Até breve.

Cama de Legumes Salteados

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Diz a minha mãe que quem bem fizer a cama bem se deita. Digo que sim, e esta cama é simplesmente deliciosa e prática. Tudo o que precisamos é de ir ao mercado, e, ao invés de gastar um saco de mistura de legumes na sopa, salteá-los. Garanto que são uma mistura de sabores muito boa.

Neste saquinho havia courgette, cenoura, feijão verde, alho francês. Um bom vício, saudável e económico.

Colocar azeite e alhos esmagados num wok ou frigideira anti-aderente. Adicionar os legumes e saltear. Temperar de sal e pimenta a gosto. Desfrutar cada garfada de sabor.

Até breve e boa semana.

Panquecas de Caracol

???????????????????????????????O dia é de Primavera, céu azul e tempo ameno. O vento deixou-nos por breves momentos, como que a fazer figas a um fim-de-semana que se prevê ventoso e com nuvens. Por isso, deixo a sugestão para despertar ao sabor destas panquecas deliciosas. Quase, quase, a fazer lembrar um bolo e que se derretem na boca. As miúdas chamam-lhe panquecas de caracol e eu concordo. A mistura da canela torna-as irresistíveis.

Panquecas de Caracol

Panquecas de Caracol

200gr de farinha; 1 colher de sopa, rasa, de fermento para bolos, pitada de sal fino, 20gr de óleo de milho, 30gr de açúcar, 300gr de leite, 2 ovos, canela em pó q.b.

Num copo alto bater os ovos com o leite e por fim adicionar o óleo. Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar. Abrir uma cavidade no centro e juntar a mistura líquida. Com uma vara de arames misturar tudo. Retirar uma porção de massa e adicionar canela em pó e voltar a misturar.

Colocar uma frigideira anti-aderente em lume médio. Colocar uma porção de massa e logo de seguida juntar um pouco da massa com a canela dando a forma de espiral, para simplificar esta parte utilizei um copo com bocal. Deixar cozinhar até a massa deixar de fazer borbulhas e virar do outro lado. A panqueca estará pronta quando agitar a frigideira e ela se soltar. Servir com morangos, portugueses e bem docinhos, e desfrutar de todo o sabor.

Até breve.

Guisado de Argolas com Arroz

Guisado de Argolas

Nem sempre é fácil colocar as miúdas a comer algo que nem eu comia na idade delas, mas não desisto. Em tempos contaram-me que em França não fazem menus especiais para criança e que desde pequenos são familiarizados com toda a comida. Nunca averiguei a veracidade da informação mas em breve saberei se é verdade ou não 🙂

Começo a semana a  partilhar uma forma de fazer argolas de pota, uma gosta a outra nem por isso. Como a maioria vence a que gosta menos tem que se ir habituando à ideia.

Muito fácil e rápido de fazer, como se quer durante a semana.

Fazer um refogado com alhos e cebola picada. Adicionar a cenoura em fatias bem finas e deixar cozinhar um pouco. Juntar as argolas e temperar a gosto, uso pitada de sal, e um pouco de polpa de tomate com oregãos. Colocar um pouco de água morna e assim que levantar fervura adicionar o arroz e deixar cozer. Servir com coentros frescos picados.

Boa semana e até breve.