Pães de Leite

IMG_2908E nada melhor que acordar pela manhã com pão quente. Estes pães de leite são amassados de véspera, pela MFP, e dormem no frio enrolados em película aderente. Muito fáceis de fazer e com uma base fina e crocante.

Leite morno+1 ovo batido até fazer 300ml; 60gr de manteiga amolecida; pitada de sal fino; 500gr de farinha T55; 5gr de fermento seco granulado.

Colocar os ingredientes na máquina do pão e seleccionar o programa que amassa e leveda. O que pode acontecer enquanto se prepara o jantar. Quando a máquina terminar retirar a massa para  bancada. Retirar o ar e moldar uma bola. A massa lisa e macia e não precisa enfarinhar as mãos ou bancada. Enrolar em película aderente e deixar no frigorífico durante a noite.

São 6:50 da manhã. Ligar o forno a 50ºC. Retirar pequenas porções com cerca de 80gr cada e dar a forma que pretender, eu fiz ligeiramente achatados. Colocar papel vegetal no tabuleiro do forno e colocar os pães já moldados. Tapar com um pano húmido, mas bem torcido, e levar ao forno 20m para levedar. São 7:20. Retirar do forno e subir a temperatura para os 180ºC. Misturar uma gema com um pouco de leite e pincelar os pães. Deixar cozer até estarem dourados a gosto – cerca de 15m.

Colocar a mesa do pequeno almoço e é hora do duche matinal. São 8:00, as crianças despertam e preparam-se para mais um dia de escola. Senta-mo-nos à mesa e saboreamos o pequeno-almoço. 8:45 é hora de sair de casa e ir trabalhar. A loiça… arruma-se mais tarde 🙂

Anúncios

One thought on “Pães de Leite

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s