Pastéis de Batata Doce com Amêndoa Torrada

???????????????????????????????

É oficial. Cheira a Natal por estes lados. As experiências vão-se sucedendo agora que as velhas mãos calejadas não mais os podem fazer. É nestas alturas que sinto vontade de arregaçar mangas na esperança de que os sabores que tantas memórias em nós evocam não caiam no esquecimento.

???????????????????????????????

Não me atrevi a pôr a mão na massa, mas antes no recheio, e o resultado superou as expectativas. Uns deliciosos pastéis de batata doce e amêndoa feitos no forno, que, acabaram depressa demais perante tantas mãos cheias de vontade. No ar ficou o pedido de fazê-los com gila e amêndoa. A ver se me atrevo.

???????????????????????????????

A massa fica bem estaladiça e sem aquele murchar do tempo característico dos pastéis fritos. A casa não cheira a fritos e o cheiro a canela no ar anuncia a chegada do Natal. Ficam prontos em cercas de 20m e a cozinha arruma-se num instante.

Partilho como fiz o recheio pois a massa já vem feita, cortada e separada por papel vegetal 🙂

Recheio de Batata Doce e Amêndoa Torrada

Cerca de 400gr de batata doce – já descascadas; 125gr de açúcar; 125ml de água; pau de canela; raspa de um limão; 5 gemas; amêndoa torrada e sem pele – cerca de 75gr; canela em pó qb.

Cortar as batatas e cozer na panela de pressão cerca de 15/20m tapadas com água. Depois de cozidas passar a varinha mágica até obter o puré. Deixar arrefecer.
Enquanto arrefece fazer uma calda com a água, o açúcar e a raspa de limão. Deixar levantar fervura em lume brando até ganhar um pouco de consistência e deixar ficar morno.
Num robot de cozinha, colocar o puré de batata doce e através do bocal ir adicionando as gemas 1 a 1 tendo o cuidado de bater entre cada adição. Aos poucos adicionar a calda e ir pulsando até obter a consistência desejada. Por fim adicionar a amêndoa torrada.

O recheio quando morno/frio está pronto a utilizar. No entanto eu prefiro fazê-lo no dia seguinte quando os sabores estão mais intensos. O recheio conserva-se facilmente durante cerca de 1 semana no frigorífico em caixa hermética. Esta quantidade fez cerca de 30 pastéis.

A caminho do forno

Ligar o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Retirar os discos de massa do congelador, separar e deixar à temperatura ambiente enquanto o forno aquece – cerca de 10m. Depois basta distribuir o recheio tendo o cuidado de passar água nos rebordos da massa e depois calcar com a ajuda de uma garfo para evitar que abram durante a cozedura.

Pincelam-se com gema batida com um pouco de leite e vão ao forno a cozer cerca de 15/20m. Depois de pronto polvilhar com uma mistura de açúcar em pó e canela.

E, com este post a cheirar a canela, aproveito para desejar boas festas a todos e todas. Sejam felizes, sorriam e abracem muito que a noite é mágica.

Até breve

Anúncios

One thought on “Pastéis de Batata Doce com Amêndoa Torrada

  1. Penso exatamente o mesmo. Se não formos nós agora a fazer prevalecer as tradições, qualquer dia estes aromas e sabores perdem-se. E nós não queremos isso. Pretendemos continuar a preservar memórias prolongando-as nos nossos filhos. É assim que também vejo as coisas.
    Ia adorar os teus pastéis. Parecem tão delicados e saborosos.
    Que cheire então a natal nas nossas casas.
    bjs

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s