Açorda de Bacalhau com Ovo Escalfado

IMG_0563

Acreditem ou não, a verdade é que me sabe melhor o que cozinho de aproveitamentos do que muitas vezes algo que é feito de raíz, se bem que aqui não é 100% verdade.

Tinha pão com uma semana e duas postas de supremas de bacalhau, congeladas, que não tinham sido usadas.

E assim se fez uma açorda de bacalhau que, modéstia à parte e elogios das crianças, ficou bem boa.

É muito fácil de fazer e de certeza que sai sempre bem.

acorda

Ingredientes: Pão duro, ovos, bacalhau, sal, azeite, alhos, coentros, vinagre.

Começar por cozer as postas de bacalhau. Cortar o pão em pequenos cubos. Depois de cozidas retirar o bacalhau da panela e reservar a água. Colocar o pão dentro da panela e juntar uns dentes de alho esmagados. Deixar repousar com a panela tapada cerca de 10m. Desfiar o bacalhau e reservar.

Numa frigideira colocar um pouco de azeite e alhos esmagados. Retirar o pão da panela com uma espumadeira – ou escumadeira – de modo a que escorra a água, caso tenha colocado em excesso, e, numa taça, misturar com o bacalhau desfiado, os coentros e ovos batidos. Não há quantidades nem medidas exactas pois faz-se usando o bom senso de acordo com o que temos em casa.

Colocar a mistura do pão na frigideira e deixar alourar. Enquanto isso fazer os ovos escalfados. Colocar água fervente numa panela com um pouco de vinagre, cerca de 1 colher de sopa, e, quando levantar fervura, mexer a água com um garfo de modo a criar um remoinho, e em seguida abrir 1 ovo. Deixar cozinhar até a clara estar branca. Repetir o processo para cada ovo.

Serve-se a gosto, mas, eu, gosto particularmente de colocar a açorda primeiro no prato e depois o ovos escalfado por cima.

Do regresso…

Não abandonei o blog. As aventuras a partilhar continuam pela cozinha e as fotos acumulam-se na máquina. As semanas foram passando e rapidamente se transformaram em meses. Continuo igual a mim mesma, mas, os últimos meses foram exclusivamente meus, e sim fui egoísta. Abdiquei do meu tempo de mãe, em que chegava a casa e já dormiam, para fazer algo por mim em paralelo com o lado profissional. E que bom que foi. Agora que se aguçou a sede fiquei com vontade de mais.

Há muito que não vinha ao meu blog apesar de ir seguindo tantos outros e vendo o que por cá, e por lá, se faz. Sempre de fugida, que o tempo é racionado e as palavras seriam mais que muitas.

Obrigado pelos vossos comentários simpáticos, pelas visitas diárias, pela companhia.

Até já.

8 thoughts on “Açorda de Bacalhau com Ovo Escalfado

  1. Olá🙂
    Ainda ontem falei de ti. Não tenho sabido nada de ti e tenho visto o blogue adormecido. Mas não levei a mal, porque até o meu anda muito morno. Fico contente por te ver por aqui. Bom regresso e bom natal.
    Beijinhos

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

