Batatinhas à Espanhola com Bacalhau

IMG_2308

Desde que conheci as supremas de bacalhau que a minha relação com este animal mudou. Sempre disse que por minha vontade não iria entrar em vias de extinção. Nunca achei graça ao desperdício de água para o demolhar, sempre o achei salgado, seco, e, fibroso.

Mas, as supremas de bacalhau oferecem um lombos perfeitos de sal e macios. Tão bons que a família está convertida, e, eu também. Por isso, as minhas filhas pedem muitas vezes arroz de bacalhau, esparguete de bacalhau ou até mesmo batatas com bacalhau.

IMG_2309

Hoje trago a história deste simples prato. Combina com aquilo que a minha avó era, mulher simples e do campo que nunca soube ler nem escrever.

Numa época em que os dias não eram tão fartos, em quantidade e variedade, cabia às mães gerir o que a terra dava. E, felizmente, a terra dava batatas. A minha avó chamava-lhe batatas à espanhola e a minha mãe também. Nem sempre havia carne ou peixe para acompanhar, por vezes havia míscaros, e ,outras, os “meus” ovos estrelados. Uma boa fatia de pão, daquele que durava 1 semana, batatas e ovos estrelado e era quanto bastava para me sentir satisfeita sem questionar o que quer que fosse sobre a refeição. E que bem que sabia. E, ainda hoje, sempre que as faço, lembro-me da minha avó, com saudades… muitas.

Estas batatinhas acompanham bem qualquer coisa, mas, se houver bacalhau ficam deliciosas. É uma refeição que se faz em cerca de 30m, mesmo que o bacalhau esteja congelado.

Batatinhas à espanhola com Bacalhau

Cozer o bacalhau cerca de 5m e reservar a água. Enquanto o bacalhau cozer descascam-se batatas e cenouras que se cortam as rodelas. Num tacho coloca-se um fio de azeite, cebola às rodelas, 2 dentes de alho e louro. Fazem camadas de batata, cenoura e lascas de bacalhau. Tempera-se sal e pimentão doce/colorau. Rega-se com a água da cozedura do bacalhau e deixa-se cozinhar cerca de 20m. Serve-se com coentros frescos picados. Todos adoram estas batatinhas, especialmente com uma fatia de pão a acompanhar.

Comida quente e de aconchego para os dias em que a Primavera nos foge. Para os dias frios que andam por aí, com vento e chuva. E que bem que sabe.

Até já.

4 thoughts on “Batatinhas à Espanhola com Bacalhau

    • Olá Lina, como não conhecia o teu blog nessa altura, pelo menos que me lembre, por isso não posso dizer que vi a receita. Mas depois do teu comentário claro que já fui espreitar🙂 É bom encontrar pessoas que se lembram de nomes que sabem ao mesmo. Beijinho

      • Olá Liliana, fui ver um post teu sobre as supremas de bacalhau, datado de 21 de Maio de 2012 e, por este parágrafo que vou citar a seguir, achei que era de hoje ou de ontem🙂
        “Já que o tempo é de Primavera em tons de Outono liga-se o forno com mais facilidade. Está frio, vento e chuva. Ainda assim, recuso-me a voltar a andar com os pés fechados, excepto nas sapatilhas”
        E esta, hem??
        Beijinhos

      • Olá Lina, depois de ver o que escreveste até eu pensei para mim mesma que afinal o tempo não está assim tão diferente do ano que passou. É nestes pequenos detalhes que vemos que, por vezes, nos esquecemos do frio ou do calor que já passaram. Com o frio, vento e chuva que estão hoje, bem que podia ser este mesmo Maio. Obrigado pela tua simpática visita🙂
        Beijinhos

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

