Arroz Doce Cremoso

IMG_1511

O arroz doce é das coisas que gosto de comer sem culpas, afinal é arroz😉 e não há momentos certos, o momento certo é quando apetece.
Até há pouco tempo não conseguia desvendar o segredo do arroz doce perfeito, mas, bastou fazê-lo uma primeira vez, e outra, e outra, para perceber o quanto as medidas certas são importantes. Aqui, fazer a olho não funciona comigo, e, as próximas vezes adivinham-se ainda melhores, a cada nova travessa melhor sabe e fica.

Usei como medida um cup de 240ml

Ingredientes:

1/2 cup de arroz
1,5 cup de água
2 cascas de limão 2 colheres de sopa de manteiga
620ml de leite
60gr de açúcar
2 paus de canela
Preparação:
  1. Colocar a água ao lume com os paus de canela, a manteiga e as cascas de limão e deixe levantar fervura. Baixar para lume baixo, adicionar o arroz e deixar cozer lentamente até absorver toda a água mexendo de vez quando.
  2. Assim que a água tenha evaporado juntar o açúcar e misturar bem, deixando o açúcar dar cor ao arroz, tendo o cuidado de não deixar pegar. Entretanto aquecer o leite. Ir juntando ao arroz, em pequenas porções, mantendo sempre o fogo baixo e mexendo sempre. Há medida que for sendo absorvido ir adicionando mais, mexendo sempre até ficar cremoso qb.

É mesmo muito fácil e por aqui resulta sempre muito bem. A cor amarelada do arroz deve-se ao facto de ter deixado que o açúcar começasse a ganhar cor à medida que ia sendo absorvido e envolvido no arroz.

Boa semana. Até já. Vou tentar ser breve e obrigado pela companhia.

11 thoughts on “Arroz Doce Cremoso

  1. Aqui pelos Açores também adoramos arroz doce. Este prato tem presença obrigatória nas tradicionais festas do Espírito Santo. É a sobremesa de eleição, com ou sem canela. Adorooooo.
    Um abraço para ti e para as tuas princesas.

  2. Pingback: Risotto de tangerina | foodwithameaning

  3. Cheguei aqui pela primeira vez nem sei como rsrsrs Eu também faço um arroz-doce que fica muito bom. No entanto eu acho que 60 gr de açúcar é muito pouco. Não haverá erro?

    Feliz Ano de 2014.

    Flor

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s