Quase Broa de Milho…

IMG_1349

… mas não é. A julgar pelo sabor e pela cor quase me enganou.

IMG_1348

E assim fiz o meu primeiro Irish Soda Bread. Depois de muito adiar, a falta de pão para os lanches do dia foram o mote para a experiência.

IMG_1347

Muito simples de fazer. Quase a lembrar o Artisan Bread. Mas, o que me impressiona é  facto de não levar fermento, pois, é a acção do bicarbonato de sódio em conjunto com o buttermilk que faz o pão crescer. O resultado é um pão muito saboroso, miolo macio e consistente, e, côdea crocante.

irishstep

Usar como medida um copo medidor com capacidade para 240ml.

Ligar o forno a 200ºC

  1. Colocar 420ml de leite num copo e juntar 20ml de sumo de limão ou vinagre e deixar repousar 15m. O leite irá coalhar mas é mesmo assim
  2. Numa taça colocar 4 cups de farinha, usei Nacional T55, misturar 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sal fino. Misturar bem. Abrir uma cova e adicionar o leite coalhado.
  3. Com uma colher de pau envolver a mistura apenas o suficiente até estarem os ingredientes ligados.
  4. Polvilhar a bancada com farinha e colocar a massa em cima.
  5. Untar um pirex de forno com um pouco de manteiga. Costumo usar uma folha de papel, é prático e não se suja nada.
  6. Moldar a massa, não amassando, e colocar no pirex. Fazer uma cruz com uma faca e vai ao forno cerca de 45m, mas convém ir vigiando a cozedura.

Não menos importante:

Se a massa começar a ficar muito escura tapar com uma folha de alumínio.

Se não tiver pirex de forno basta colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. O pirex apenas lhe dá uma forma mais redonda.

A 10-15m do final da cozedura deve tirar-se do pirex, e, colocar-se no forno sob a grade para terminar de cozer, secar a humidade e tornar a côdea mais crocante.

Aproveito para vos desejar um bom fim-de-semana e votos e um excelente dia.

Até já.

5 thoughts on “Quase Broa de Milho…

  1. Quando vi quase de milho, tive que vir cuscar!! Ai meu Deus, que coisa mais boa!! A mim os pães, às vezes saiem, e outras não! E este levo uma fatia e a receita!! Quero ver esse quase de milho com os meus olhos!
    Beijinhos e obrigado pelo carinho!!
    Mena

  2. Por falar em pão de milho, ainda tenho um restinho do pão que cozi no forno a lenha. É um vício! Estou desejando que termine, porque senão estou sempre com ele na ideia😉
    Já tinha ouvido falar nesse pão e acho muito interessante não ser feito com fermento. Ainda vou ter que o experimentar🙂

    Beijinhos e o resto de um bom dia para todas as mulheres da casa😀

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

