… mas não é. A julgar pelo sabor e pela cor quase me enganou.
E assim fiz o meu primeiro Irish Soda Bread. Depois de muito adiar, a falta de pão para os lanches do dia foram o mote para a experiência.
Muito simples de fazer. Quase a lembrar o Artisan Bread. Mas, o que me impressiona é facto de não levar fermento, pois, é a acção do bicarbonato de sódio em conjunto com o buttermilk que faz o pão crescer. O resultado é um pão muito saboroso, miolo macio e consistente, e, côdea crocante.
Usar como medida um copo medidor com capacidade para 240ml.
Ligar o forno a 200ºC
- Colocar 420ml de leite num copo e juntar 20ml de sumo de limão ou vinagre e deixar repousar 15m. O leite irá coalhar mas é mesmo assim
- Numa taça colocar 4 cups de farinha, usei Nacional T55, misturar 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sal fino. Misturar bem. Abrir uma cova e adicionar o leite coalhado.
- Com uma colher de pau envolver a mistura apenas o suficiente até estarem os ingredientes ligados.
- Polvilhar a bancada com farinha e colocar a massa em cima.
- Untar um pirex de forno com um pouco de manteiga. Costumo usar uma folha de papel, é prático e não se suja nada.
- Moldar a massa, não amassando, e colocar no pirex. Fazer uma cruz com uma faca e vai ao forno cerca de 45m, mas convém ir vigiando a cozedura.
Não menos importante:
Se a massa começar a ficar muito escura tapar com uma folha de alumínio.
Se não tiver pirex de forno basta colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. O pirex apenas lhe dá uma forma mais redonda.
A 10-15m do final da cozedura deve tirar-se do pirex, e, colocar-se no forno sob a grade para terminar de cozer, secar a humidade e tornar a côdea mais crocante.
Aproveito para vos desejar um bom fim-de-semana e votos e um excelente dia.
Até já.
Quando vi quase de milho, tive que vir cuscar!! Ai meu Deus, que coisa mais boa!! A mim os pães, às vezes saiem, e outras não! E este levo uma fatia e a receita!! Quero ver esse quase de milho com os meus olhos!
Beijinhos e obrigado pelo carinho!!
Mena
Engana bem:):)
Está lindo!
beijinhos
http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/cupcakes-de-tangerina-com-chantilly-de.html
Por falar em pão de milho, ainda tenho um restinho do pão que cozi no forno a lenha. É um vício! Estou desejando que termine, porque senão estou sempre com ele na ideia 😉
Já tinha ouvido falar nesse pão e acho muito interessante não ser feito com fermento. Ainda vou ter que o experimentar 🙂
Beijinhos e o resto de um bom dia para todas as mulheres da casa 😀
Olá Lili,
que belo pãozinho, adoro o soda bread.
Faz-se num instante e fica sempre bem e fofo.
O teu quase parece mesmo uma broa, e que lindo ficou!
Um beijinho querida.
tem m óptimo aspecto:)