Scones de Iogurte Grego

IMG_1254

O temporal chegou de mansinho e está instalado. O frio insiste em ficar, afinal, ainda é Inverno. O mesmo frio que me agarra desesperadamente todas as manhãs à cama é o mesmo que me impele a ligar o forno. E este simples gesto sabe tão bem…

IMG_1256

Sei o que quero fazer, scones de iogurte. Vejo o frigorífico, pois sei que tenho um com validade a caducar, e, não hesito, tiro o iogurte grego com pedaços de morango. Estou confiante🙂

IMG_1257

Sigo a receita, em inglês, anotada no meu velho caderno e sem a devida fonte anotada, mea culpa, mas na altura não imaginava um dia ter blog. Por isso aqui fica o registo de que a receita não é da minha autoria mas deixo a minha experiência e a minha opinião, Bons, mas, Bons mesmo! E tão fáceis de fazer. Foram os meus primeiros scones estendidos com o rolo da massa e com este formato. Afinal eu sou capaz😉

sconesigrego

Não fosse ter-me descuidado com a quantidade de aroma de baunilha e a massa teria ficado mais clara. Muito bons. Um perfeito equilíbrio entre o miolo macio, quase a fazer lembrar um bolo, e a capinha crocante.

Ingredientes: 280gr de farinha Branca de Neve; 50gr de manteiga aos cubos; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; 1 iogurte de iogurte grego com pedaços de morango; 1 ovo tamanho S; 50ml de leite; aroma de baunilha

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Colocar a farinha com a manteiga num processador de alimentos, que na minha casa se chama picadora grande🙂 , e triturar até estar tudo bem misturado. Em alternativa podem-se utilizar os dedos ou mesmo um garfo para misturar a manteiga com a farinha. Numa pequena taça colocar o iogurte, o leite e a baunilha. Mexer com uma vara de arames. Por fim juntar o ovo e misturar tudo muito bem.

Despejar a mistura líquida na farinha, previamente misturada com a manteiga, e mexer com uma colher-de-pau apenas para ligar. Não amassar.

Na bancada enfarinhada colocar a mistura toda e com as mãos enfarinhadas moldar uma bola, amassando o mínimo possível. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar a bola de massa em cima. Com a ajuda do rolo estender em forma de círculo. Cortar em forma de triângulos, sem a faca tocar totalmente no tabuleiro, mas de modo a que estes se mantenham unidos durante a cozedura.

Pincelar com leite e vai ao forno cerca de 15m. Deixar arrefecer numa rede. São deliciosos mornos ou frios.

Boa semana.

3 thoughts on “Scones de Iogurte Grego

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

