Chateado? Não, É Arreliado. E depois fui ao Mercado

IMG_0886

Esta manhã fui surpreendida por um pedido de uma desconhecida na rua. Pediu desesperadamente para enviar uma mensagem a alguém pois ela não sabia ler. Uma rapariga de etnia cigana e muito educada, mas, ainda assim desesperada. Acedi ao seu pedido e escrevi a mensagem. Enquanto me transmitia o recado eu ia repetindo e lendo o que lhe escrevia. A dado momento, ao repetir uma palavra e à qual dei o mesmo significado, fui corrigida pela rapariga. Quando lhe disse: -É chateado?, ao qual ela me responde: -Não, tem que ser arreliado, pois na linguagem dos ciganos diz-se arreliado. Assenti com a cabeça e terminei a minha tarefa.

Segui o meu caminho rumo ao mercado, e, estranhamente, senti-me invadida por um sentimento de dádiva, saber ler e escrever, e, ao mesmo tempo, senti-me bem por ter podido ajudar alguém com algo que me parece tão elementar, mas afinal não o é, a ESCRITA.

IMG_0890

As lulas tinham ficado a descongelar desde a noite passada. Nos sacos trazia um pouco das cores que já vão espreitando pelas bancas. Veio caldo verde e legumes em juliana para a sopa cortados na hora, e que bem que sabem estes pequenos rituais.

Coloquei a sopa a fazer e vejo que afinal era juliana a mais para a sopa. Nem pensei duas vezes. Salteei a juliana numa frigideira com um fio de azeite e dentes de alho, temperei de pimenta moída na hora e sal, e deixei apenas uns breves minutos, pois estavam bem finos e queria sentir o crocante dos legumes. Reservei.

Numa outra frigideira salteei as lulas, com azeite e alhos esmagados, tendo o cuidado de ir deitando fora a água acumulada, durante cerca de 4/5m.

Depois foi só rechear com os legumes, e coloquei novamente na frigideira com um fio de azeite para dar mais um pouco de cor. Servi polvilhadas com coentros frescos. 

Boa semana. Volto em breve.

One thought on “Chateado? Não, É Arreliado. E depois fui ao Mercado

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

