Comida que Aconchega

IMG_0552

Está frio, mas não me parece assim tão estranho, afinal estamos em pleno Inverno. Uns dias estamos a queixar-mo-nos que o tempo já não é o que era, que as estações já não são as mesmas, e, na semana seguinte trememos de frio e ficamos admirados com isso. Os noticiários anunciam sempre o Inverno mais frio dos últimos 50 anos, e, blá blá blá blá.

Nem sei como às vezes ainda me espanto com a capacidade de este pequeno país criar fenómenos de todo o tipo, que, todos os anos, são os maiores e piores das últimas décadas.

Pois eu, cá bem no fundo da baú das minhas memórias, digo-vos, caríssimos jornalistas, que não devemos morar no mesmo país, ou, então, desconhecem na pele as características das estações do ano em cada região. Há quase 3 décadas atrás, vivia eu numa pequena vila deste nosso país, e, era ver a roupa que dormia na corda acordar tesa, dura que nem pedra. Nesse tempo a humidade da noite e o frio transformavam as pequenas gostas de água em pingarelhos que enfeitavam os telhados.

Quase trinta anos depois descubro que afinal moro na Sibéria. É que o Inverno é o mais rigoroso dos últimos anos.

Quando está frio de imediato penso em comida quente e que me aconchega o palato e a alma.

Por isso, faço um arroz de feijão preto e grelos da horta da L. que nos soube muito bem, e, por momentos, deixei a Sibéria e voltei a Portugal.

Fazer um refogado com cebola picada e azeite. Juntar os grelos cortados em juliana e deixar amolecer um pouco. Adicionar feijão preto a gosto, e sim, usei o de lata, um pouco de polpa de tomate Compal, daqueles com temperos incluídos, água fervente, arroz e sal, e ,deixar cozinhar até estar bem apurado, tendo o cuidado de deixar um pouco de calda.

One thought on “Comida que Aconchega

  1. Qualquer arroz para mim é conforto. Mas estes, robustos, especialmente😉
    O meu avô materno comia um pouco de arroz branco a todas as refeições. Houvesse batata, puré, alguma massa etc e tal. A travessa de arroz branco marcava-lhe o carácter😉 Assumidíssimo a nossa dependência pelo arroz!

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

