Ovos no Forno

IMG_0544

Sei que tenho as calças a meia perna para lavar, mas, ainda assim, atrevo-me o procurar os calções, sim, porque vou correr. São 8 da manhã e a casa está gelada.

Como. Comemos. E, saímos. O carro diz-me que estão 8º, que já os tinha sentido nas minhas pernas. Não dou parte fraca, afinal, se não posso vencer o frio junto-me a ele, ou, então, encaro-o como algo que a minha mente pode contornar.

IMG_0547

Olho a relva orvalhada, com gotas brilhantes, e, nos sítios onde ainda o sol não tocou, há uma camada fina de água semi-transparente. Respiro fundo e penso que não tenho frio. E não tenho. 5m depois de bater umas bolas já tinha tirado os 2 casacos e estava apenas de t-shirt e calções.

15m depois iniciava a minha corrida perante os olhares indiscretos de quem fazia o passeio matinal, apetrechados de casacos, cachecóis e gorros.

O corpo quente de encontro ao vento frio arrepiava-se, mas, frio era coisa que não sentia.

Estou em baixo de forma, mas, nada que não se resolva com mais umas corridas até as pernas se voltarem a habituar.

Ovos no Forno

Fazer exercício liberta-me tantas endorfinas que chego a casa e só penso em comida que me alimente e me apaixone. E, se há coisa que me apaixona todos os dias, como já tenho dito, são os ovos. Tirando a minha irmã, que puxou a esta parte, não conheço ninguém tão aficionado em ovos. Quem me vai conhecendo espanta-se sempre do entusiasmo e do prazer com que os como e falo deles.

Por isso, hoje, fiz ovos no forno, ou, então, usando o termo mais internacional, oeufs en cocotte. É tão somente cozinhar os ovos no forno num Cocotte, melhor, num recipiente qualquer que vá ao forno. Por norma utiliza-se queijo e natas, mas, como a cozinha é um mundo de sabores e combinações, podemos usar o que quisermos. O essencial mesmo são os ovos.

Pré-aquecer o forno nos 200ºC.

Desta vez usei cogumelos frescos, chourição, tomate, que salteei numa frigideira com azeite e alhos esmagados. Coloquei a mistura no tachinho de forno e adicionei queijo Philadelphia magro. Polvilhei com coentros e temperei de pimenta moída. 

Abri 2 ovos e temperei com mais pimenta moída na hora. Coloquei água fervente num tabuleiro, coloquei em banho-maria, e, levei ao forno até a clara está branca. Cerca de 15/20m.

Bom fim-de-semana e obrigado pela vossa companhia.

5 thoughts on “Ovos no Forno

  1. Olá, então como vão as lindas gémeas, o susto do tornado não as afectou:)
    Estive muito tempo ausente, por motivos graves de saúde da minha filha, mas agora tenho reagir e a melhor forma é visitar os amigos e a quem consideramos… mas esses ovinhos deixara-me com água na boca. Também gosto de ovo de toda a maneira, mas assim de cocotte e ovo quente não resisto.
    Um grande beijinho

  2. Olá. Descobri ontem à noite o seu blogue, na lista de blogues de alguém. Vim ver e fiquei deliciada com esta receita. Estou a fazer a dieta dos 31 dias e este menú enquadra-se perfeitamente no que me é permitido comer. Vou experimentar! Entretanto, agora perdi um bocadinho a ver as outras receitas e estou deliciada com tudo. O blogue é de um enorme bom gosto, adorei as receitas todas e fiquei com vontade de fazer a maior parte delas, muito por culpa das fotos. Também gostei muito da escrita, Sinto que a fiquei a conhecer um bocadinho. Vou voltar com toda a certeza e as suas receitas vão ser companhia da minha familia com regularidade. Obrigada pela partilha.

    Raquel Mendonça

    Autoriza-me a partilhar no meu blogue as suas receitas que eu fizer? Faço-lhe os devidos créditos. Obrigada.

  3. Adoro ovos de qualquer maneira e estes deixaram-me com agua na boca e digo-te se não fossem 10h da noite ia já para a cozinha fazer .
    Mas prontos acho que aquento até amanha …
    Isso de comer de manha cedo em calçôes é preciso muita coragem.
    Bjs

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

