Forno, Rolo e Sofá

E parece que foi desta. O Outono chegou e veio para ficar. Já lá vão 2 semanas de tempo instável, chuva todos os dias, um sol que se mostra muito a medo, vento, humidade, trovoadas, e roupa para lavar que se vai amontoando na esperança que o sol apareça. Outono é sinónimo de aconchego, e, concordarão, a palavra forno assenta muito bem nesta estação. Assenta e eu sento-me, aconchegada, enquanto a comida de forno se faz. É uma forma de nos libertarmos um pouco do fogão, seja para fazer outra qualquer tarefa ou apenas para nos esticarmos no sofá😉

E porque já estava farta de almôndegas e carne à bolonhesa decidi fazer um rolo de carne, o primeiro, até porque há uma primeira vez para tudo. E não é que fica bonito e sabe bem? Para a próxima junto um pouco de chouriça picada, que, certamente, lhe há-de dar mais sabor.

Correu bem. Apenas podia ter levado um pouco mais de sal, mas foi uma experiência bem sucedida. Receei que pudesse ficar seco. No entanto depressa encontrei solução* na minha gaveta.

Rolo de Carne recheado com Cenoura e Queijo Ricotta

  • Carne picada qb
  • Cebolas qb
  • Cenouras qb
  • Sal qb
  • Pimenta moída na hora qb
  • Salsa fresca qb
  • Ovo 1 a 2 – dependendo da quantidade de carne
  • Azeite qb

Colocar na picadora, ou robot de cozinha, todos os ingredientes acima indicados, ou outros a gosto, e triturar até estar tudo bem ligado.

Estender uma folha de alumínio e espalhar a carne, deixando com cerca de 1 dedo de espessura no máximo. Espalhar o queijo ricotta e enrolar com se de uma torta se tratasse.

*Depois procurei na gaveta uns sacos que vão ao forno, daqueles que fazem com que a carne cozinhe no seus próprios sucos e faz com que fiquei macia e não seca. Não são dos que trazem temperos, existem mesmo uns sacos simples para colocarmos nós o que bem entendermos. No sítio onde costumo fazer as compras, Continente, estão no corredor dos tachos e panelas.

Colocar o rolo dentro do saco próprio para forno e colocar dentro de uma forma de bolo inglês.

Fazer um molho com um pouco de azeite+sal+ketchup+mel+vinagre. Misturar bem e espalhar por cima do rolo. Fechar o saco com o atilho próprio tendo o cuidado de fazer uns pequenos furos para o vapor que se gera ir saindo.

Deixar cozinhar cerca de 30m. Findo este tempo destapar a carne e deixar dourar 10m. Servir com uma boa salada ou puré para os anti-saladas.

P.S. O blog continuará em modo de publicação automática. Volto logo logo, afinal já tenho saudades. Uma boa semana e obrigado pelas vossas sempre tão simpáticas visitas.

2 thoughts on “Forno, Rolo e Sofá

  1. Bom dia Lili!
    Por aqui, o sol hoje brilha, mas está frio. Não há volta a dar, o Outono está a preparar a chegada do Inverno.
    Sem duvida, que essa é uma refeição de conforto e aconchego e os meus olhos estão a devorar a imagem.
    Sei que estou em divida contigo, assim que me for possivel vou resolver este “problema”.
    Bjs e boa semana.
    Sónia

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s