Pudim Maizena

Não sei fazer pudins de forno, pelo menos por enquanto. A minha única tentativa foi tão enriquecedora que aprendi que seria mais sensato da minha parte participar numa observação directa ao invés de gastar electricidade em vão.

Por isso vou melhorando as minhas aptidões a fazer Pudim Maizena, e digo pudim porque leva ovos e dá para desenformar. E que lindos que eles ficam quando os ovos são caseiros, tal como este. Um bem haja à minha nova fornecedora de ovos e legumes biológicos. Tem sido um consolo para mim poder usufruir destes bens.

Pudim Maizena

  • 500ml de leite
  • 30gr de farinha Maizena 
  • 30gr+15gr de açúcar
  • 3 gemas
  • Essência de baunilha – meia colher de chá

Colocar cerca de 400ml a aquecer em lume médio.

Numa taça colocar as gemas com as 15gr de açúcar e a essência de baunilha. Bater com a vara de arames até estarem cremosas. Reservar.

Misturar a maizena com as 30gr de açúcar e adicionar aos poucos os 100ml de leite, mexendo com uma vara de arames até que a mistura não tenha grumos.

Adicionar a mistura da maizena ao leite quente e ir mexendo sempre até a mistura começar a engrossar. Assim que engrossar retirar do lume, e, lentamente, mexendo sempre com a vara de arames, adicionar a mistura às gemas que reservou.

Misturar bem e voltar a colocar no tacho. Levar ao lume mais um pouco até engrossar e as gemas cozerem. Este passo é o mais importante pois se estiver tempo demais ao lume vamos ter ovos mexidos.

Distribuir por tacinhas untadas com caramelo líquido, ou não, tapar com película aderente e deixar arrefecer. Cerca de 3h depois servir na tacinha ou desenformar para um prato. Por fora parece um pudim e assim que se tira uma colherada somos brindados com uma cremosidade deliciosa😉

Notas: Este pudim pode ter muitos sabores. Pode-se aromatizar com casca de limão colocando-a no leite enquanto este aquece. Também se pode usar pau de canela ou até mesmo outras essências.

2 thoughts on “Pudim Maizena

  1. Fazer um pudim de forno é fácil tem que tentar pelo menos uma vez,por acaso há muito que não faço e por acaso hoje vou fazer um que vi num blog amigo.
    Gostei muito do teu ficou com uma cor linda.
    Bjs

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s