Bolo de Cenoura e Maçã…

Existem bolos que se prestam a introduções cheias de adjectivos numa tentativa de os tentar descrever da melhor forma possível. Depois, outros há que me deixam sem grande capacidade de descrição. Imagine-se um bolo de cenoura que sabe a iogurte, húmido no interior, que cria uma crosta crocante de um lado, e, do outro, o contraste, maçãs macias e suculentas. Fica difícil não é? Assim sendo segue já a receita retirada do livro Bolos e Tartes, As Melhores Sobremesas, Sidul, adaptada ao meu gosto.

  • 4 ovos grandes – tamanho L ou 5 M
  • 150gr de açúcar
  • 2 cenouras raladas
  • raspa de 1 limão
  • 280gr de farinha Branca de Neve ou outra a gosto com fermento
  • 150gr de Vaqueiro líquida
  • Maçãs Reineta – as suficientes para cobrir o fundo da forma
  • Açúcar mascavado qb e sumo de limão

Ligar o forno a 175ºC. Descascar e cortar as maçãs aos cubos. Regar com o sumo de limão e envolver no açúcar mascavado. Deixar repousar.

Bater os ovos e o açúcar até obter um creme volumoso. Adicionar as cenouras raladas, a raspa de limão e a manteiga.

Por fim envolver a farinha com a ajuda de uma colher de pau, ou de plástico – mesmo que eu lhe chame de pau🙂

Untar uma forma redonda sem buraco e polvilhar com farinha. Colocar os cubos de maçã no fundo, tendo o cuidado de escorrer as maçãs previamente. Colocar a massa por cima e levar ao forno cerca de 35-40m.

Convém vigiar a cozedura para evitar que o bolo fique seco. Assim que fizer o teste do palito e este estiver seco retirar do forno.

Deixar amornar na forma e só depois desenformar. Só me faltou uma bola de gelado😉

Boa semana e obrigado pela vossa presença aqui no blog. Afinal, vocês são uma parte importante da sua existência e é bom saber que passam por aqui. Fiquem bem e façam o favor de sorrir, ou pelo menos tentar😉

6 thoughts on “Bolo de Cenoura e Maçã…

  1. Olá Lili.
    Por aqui, o dia de hoje, está frio e chuvoso. Para o passar melhor, veio de casa, um termo com chá de lucia-lima, bem quentinho, acabadinho de fazer ( e uma caneca de loiça que eu detesto beber chá em plástico). Aquece-me por dentro, enquanto o ar condicionado mantem o ambiente confortavel por fora. Pela descrição e pelo aspeto, tenho a certeza que uma fatia desse bolo ficava aqui a “matar”.
    Beijinhos e boa semana.
    Sónia Lopes

  2. Olá Liliana,

    Essa receita é excelente, conheço-a bem !😉

    Ficou linda a tua versão, as cores são magnificas e a mistura de sabores apresnta-se irresistível !

    Espero que estejas bem.

    Beijinhos a ti e às filhotas🙂

  3. Olá Lili,
    a mim bastaram-me as imagens🙂
    Para me convencer que deve ser delicioso!
    Interior de bela cor, fofo e húmido e crosta maravilhosa de maçã.
    Cheirinho a Outono e sabores da estação.
    Um beijinho.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

