Maçãs e Licor de Café, e que Bem que Ficam

Ainda há dias lia num blog, agora não me recordo o nome, que quando se chega à cozinha as coisas que nos parecem mais simples, como fazer sopa, podem levar anos a apurar, eu que o diga pois não há sopa como a da avó. Como a sopa ainda é a área que dá gozo à avó fiquei-me pelas maças assadas, coisas simples bem sei. E, durante muito tempo sonhei com as maçãs no forno perfeitas. Depois, num outro tempo, apanhei-lhe o jeito e parece que melhora a cada fornada. E nem a falta do típico vinho do Porto me impediu de ligar o forno. Havia licor de café, e, café, combina com canela.

Foram servidas ao lanche àqueles cujas músicas me arrepiam quando os oiço. Ao grupo que canta a música que me faz cair lágrimas desde sempre, que me faz arrepiar dos pés à cabeça sem qualquer motivo. É difícil escolher apenas uma música, pois são todas fabulosas, mas guiei-me pela emoção, talvez porque seja impossível return to inocence. Os Enigma, conhecidos de todos, e, sem dúvida, o meu estilo de música preferido. Com esta sugestão participo em mais uma edição do convidei para jantar da Ana e nesta edição acolhida pela Vera com o tema “Música”.

Para cada maçã Reineta é necessário:

1 colher de chá de açúcar, canela em pó a gosto, pau de canela, licor de café qb

Preparação: Ligar o forno a 180ºC. Retirar o caroço das maçãs com um utensílio próprio ou com a ajuda de uma faca. Dispor as maçãs numa travessa ou prato de forno. Colocar um pau de canela dentro da maçã. Numa tacinha colocar o açúcar com a canela e misturar. Colocar uma colher de chá com a mistura dentro de cada maçã. De seguida regar o interior com 1 colher de sopa de licor de café. Por fim colocar licor de café qb de modo a cobrir o fundo.

Levar ao forno cerca de 20m. Assim que as maçãs mostrarem sinais de que estão a rasgar estão prontas. Retirar a travessa do forno e colocar as maçãs num outro prato que possa ir ao forno e colocar de novo no forno no quentinho🙂 Colocar o licor que ficou no fundo numa frigideira e levar ao lume deixando levantar fervura em fogo baixo. Desta forma o licor cria uma espécie de caramelo, delicioso, para as maçãs. Antes de servir retirar as maçãs do forno e regar com o licor.

Um obrigado a quem continua a passar por aqui, apesar de eu não estar a conseguir retribuir as vossas simpáticas visitas. Boa semana.

8 thoughts on “Maçãs e Licor de Café, e que Bem que Ficam

  1. Pois eu também aprecio estas maçãs. Mas preciso de mais uns anos para apura-las. É que não atino com elas. Em tempos também ouvia estas músicas. Espero que o concerto tenha sido bombástico e tenhas te divertido muito e por mim. bjs grandes e para as tuas meninas, mesmo para aquela que me ficou a dever uma beijoca.

  2. Curiosa combinação🙂 As maças assadas também fazem parte da minha infância, exactamente pelas mãos da minha avó🙂 Que saudades… As tuas ficaram maravilhosas🙂
    Os Enigma, são assim algo do outro mundo, também me acompanharam ao longo dos tempos e em momentos cruciais.
    Bem haja por partilhares tanta coisa boa🙂

  3. Concordo quando dizes que não há sopa como a da avó, até a minha mãe dizia sempre que não sabia o segredo dela, pois fazia exatamente igual e mesmo assim não ficavam tão boas!
    Quanto a maçãs assadas, sou fã incondicional das da minha mãe, mas gostei bastante da tua receita com o licor de café, devem ficar maravilhosas!! Bela escolha de convidados, essa música traz-me boas recordações🙂
    Beijinhos

  4. Olá Liliana,

    Adoro maçãs assadas, é uma sobremesa que frequentemente me pedem para fazer eu, gulosa também, acedo com todo o entusiasmo !🙂
    Nuna fiz com café mas também há-de ser excelente, pelo menos o aspecto é fantástico !

    Gostei imenso da tua escolha, adoro Enigma desde que o Michael Cretu começou este projecto em 1990. Desde aí têm-se sucedido composições muito felizes que, de vez em quando, escuto !

    Parabéns pela tua participação !

    Beijinhos

  5. Esta é apenas e só a minha sobremesa favorita, aquela em que eu confio quando vou a um restaurante e tudo o resto são sobremesas cheias de açúcar, chantily e coisas assim🙂 E o cheirinho a canela é coisa para me abrir logo o apetite😉

  6. Olá Lili,
    como eu adoro maçãs assadas, o seu cheirinho pelo ar. E o Outono a chegar e a pedir para as fazer!
    Adoro as da minha avó, feitas no forno a lenha, delicio-me todos os fins-de-semana de Inverno.
    Com o cheirinho a canela🙂
    Boa participação, cá em casa ouvia-se muito Enigma.
    Um beijinho.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

