Pão de Brioche

Fui buscar à arrecadação a máquina do pão. Já apetece, apesar do tempo quente. A minha mãe e a minha avó chamavam a este tempo o “Verão dos marmelos”. E ao outro que se segue “Verão de São Martinho”. Ainda assim, o tempo ainda quente não me impediu de ligar o forno e testar uma das receitas do livro 200 Receitas de Pão de Joanna Farrow. E gostei muito da massa deste brioche. Os 3 ovos pedidos e a pouca manteiga utilizada foram uma ajuda na hora de escolher a receita. Adorei e quero fazer com outro formato. Usei uma forma de muffins e a massa rendeu-me 9 unidades com cerca de 50gr cada.

Ingredientes: 3 ovos batidos, 75gr de Vaqueiro líquida, 1/4 de colher de chá de sal fino, 250gr de farinha T65, 25gr de açúcar, 1 colher de chá de fermento seco – usei vahiné, gema de ovo para pincelar.

Colocar os ingredientes na máquina de fazer pão pela ordem acima descrita. Seleccionar o programa que amassa apenas, na minha 15m. Findo o tempo colocar a massa na bancada enfarinhada e dividir em bolas de igual peso. Untar um tabuleiro de muffins  e distribuir as bolinhas de massa pelas respectivas cavidades. Untar película aderente e tapar o tabuleiro sem pressionar. Deixar levedar até que dupliquem de tamanho, cerca de 45m. Ligar o forno durante 5m a 220ºC para aquecer. Misturar a gema de ovo com uma colher de sopa de água e pincelar os brioches. Diminuir o calor do forno para 180ºC e deixar os brioches cozer até estarem dourados. Depois de cozidos, retirar do forno e deixar arrefecer um pouco no tabuleiro. Só depois transferir para uma rede para terminarem de arrefecer.

Notas: Durante muito tempo andei a pensar como adivinhar a capacidade das colheres, e acabei por perceber que as colheres medidoras que tinha na gaveta são perfeitas. As suas medidas variam entre 15ml – colher de sopa – e 1,25ml – penso que seja a colher de chá. Se os brioches estiverem a ficar queimados devem tapar-se com folha de alumínio até terminarem a cozedura. Assim que se introduzir um palito e este sair seco retirar de imediato do forno.

Tenham um bom dia, que, apesar das nuvens também é um dia bom😉

6 thoughts on “Pão de Brioche

  1. Também tenho esse livro e por acaso já fiz esse brioche é realmente uma delicia ,alias o livro é um verdadeiro achado.
    Eu fiz grande mas adorei a tua versão ,ficaram bem lindos ,já levava um para o pequeno almoço.
    bjs

  2. Olá, olá!
    Vejo que há novidades por aqui…! Novo visual :):) e que giro que ele está!! Parabéns🙂
    Gostei muito dos teus brioches em formato muffin, ficaram lindos! Com um brilho bem atraente e uma cor e interior irresistíveis!!
    Os dias são mais nublados, mas nem por isso menos bons, é isso mesmo!😉
    Por aqui também houve muitas mudanças e por isso a ausência. Espero que esteja tudo bem.
    Um beijinho e até breve!

  3. Bom dia:)
    Gostei do “Verão dos Marmelos”, não conhecia a frase, mas acho que se encaixa muito bem, e, neste verão dos marmelos, também tenho ligado o forno imensas vezes, sabe bem!
    A receita vai comigo, estão delicados como eu gosto.
    Um beijinho, bom fim-de-semana.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

