Scones Integrais e o Feitiço da Lua

Há luas que se deitam e acordam connosco. Há espectáculos da natureza que só uma boa máquina fotográfica pode captar, o que não é o caso da minha. Ainda assim, o sentimento que se tem quando se vê uma lua bem redonda e brilhante pintada no quadro do amanhecer é inexplicável, e, nem a melhor máquina o consegue captar. Talvez seja o feitiço da Lua.

E, eu cada vez gosto mais de poder acordar bem cedo e fazer parte do acordar deste lado do mundo.

Os scones da Leonor dormiram comigo no pensamento e despertaram-me pela manhã. O cheiro acolhedor que saia do forno acordou as mais preguiçosas.

Ao contrário da Leonor que se esqueceu do buttermilk* eu decidi não me esquecer e ainda fiz umas trocas pequeninas. A farinha integral deu-lhe um gosto muito bom. O bacon foi substituído por fiambre, queijo e doce de pêssego. Muito fáceis e rápidos de fazer. É uma receita muito prática e que se presta às mais variadas combinações cujos resultados aqui serão mais tarde partilhados.

Buttermilk é aquilo que se pode chamar de leite coalhado e serve para tornar as massas mais macias. Faz-se usando 250ml de leite aos quais se adicionam 15ml de sumo de limão. Aguarda-se 10m e está pronto a usar.

Scones Integrais

200gr de farinha T55, 25gr de farinha integral, colher de café de bicarbonato de sódio, 30gr de açúcar, 200ml de buttermilk – neste caso usei 185ml de leite+15ml de sumo de limão.

Preparação: Ligar o forno a 220ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Numa taça colocar os ingredientes secos e misturar. Abrir uma cova ao centro e colocar o buttermilk. Envolver com a ajuda de uma colher sem bater demasiado. Apenas o suficiente para os ingredientes estarem ligados. Polvilhar a bancada com farinha e colocar a massa. Com as mãos enfarinhadas moldar bolas de tamanho a gosto e colocar no tabuleiro. Fazer uns cortes em cruz com a ajuda de uma tesoura. Levar ao forno até estarem dourados, cerca de 15m. Colocar numa rede e servir mornos.

6 thoughts on “Scones Integrais e o Feitiço da Lua

  1. Realmente temos tido noites muito claras e bonitas. E apetece mesmo fotografar🙂 E o que me ficou a apetecer foi comer os teus scones😉 São integrais, por isso não devem ser muito calóricos😉

    Beijinhos

  2. Olá Liliana,

    Desde que adquirimos uma máquina fotográfica melhorzita, o meu marido é que tem andado empenhado em conseguir captar a lua.
    E conseguiu algumas bem giras !🙂

    Os teus scones estão muito apetecíveis, assim com o doce a barrar… também já tinha cuscado os da Leonor !

    Beijnhos

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s