Aqui também é Outono, e com Maçãs

Setembro começou da mesma forma para mim e para todo o mundo, dia 1 de Setembro lá estava ele. E, inevitavelmente, este é e será sempre o mês que regula muitas casas e muitas famílias. Este ano chegou a minha vez. E está a correr bem. Muito bem até. Outubro será o meu mês. O mês de regresso à vida profissional. Afinal trabalho há que chegue e sobre cá em casa. Será o mês em que irei assistir ao meu primeiro grande concerto de verdade.

Enquanto oiço o repicar das gotas da chuva na janela inspiro o cheiro a terra molhada e sei que estou diferente, para melhor espero eu. As folhas lá fora dançam ao som do vento e das ondas do mar. Explico às minhas filhas que chegou o Sr. Outono e que quando as árvores ficam despidas chega o Sr. Inverno. Elas sorriem, e, em cada folha que encontram caída dizem que são o Sr. Outono. E são. E o Outono é isso e muito mais. É a extensão das cores do Verão, mas mais quentes. O Outono está presente em pequenos gestos, e, por isso, liga-se o forno, faz-se um chá e come-se bolo de maçãs.

Receita em cup medidor de 250ml

1 cup água; 1 ovo; 2 colheres de sopa de manteiga; 2 e 3/4 cup farinha Espiga T65; pitada de sal; 1 colher de sopa de canela; 1/3 cup açúcar amarelo, 5gr de fermento seco granulado; 2 cups de maçãs em cubos

Topping:
1/3 cup açúcar amarelo, 1/3 cup farinha, 1 colher de chá de canela, 1/4 cup manteiga à temperatura ambiente

Untar e polvilhar com farinha uma forma, redonda ou rectangular.

Descascar e cortar as maçãs em cubos. Polvilhar com açúcar e canela e regar com sumo de limão.

Colocar a água e a manteiga numa taça de levar ao microondas até estar morna. Numa taça colocar 1+1/2 cups de farinha, fermento, açúcar amarelo, sal, e canela e misturar bem. Adicionar a água com a manteiga à mistura da farinha. Adicionar o ovo, levemente batido. Com a batedeira e em velocidade baixa bater a mistura até estar tudo misturado. Com a ajuda de uma espátula juntar a restante farinha e as maçãs. Envolver tudo até obter uma massa lisa e macia.

Preparar o Topping: Misturar o açúcar, a farinha e a canela. Juntar a manteiga em pedaços à farinha. Misturar tudo até obter uma espécie de mistura arenosa, o chamado crumble. Colocar a massa do do bolo na forma e polvilhar a superfície com a mistura do topping.

Tapar e deixar crescer cerca de  30m. Costumo colocar no forno ligado a 50ºC. Terminado o tempo de levedação aumentar a temperatura para os 175ºC e deixar cozer até estar dourado. Servir quente com uma bola de gelado. Fica um bolo muito fofinho e bem perfumado.

Considerações finais: o bolo é extremamente fácil de fazer, assim como de comer. O topo cria uma casquinha deliciosamente crocante. Quem não tem cups em casa pode usar um qualquer copo medidor ou então comprar um conjunto de cups medidores que se encontram facilmente. Eu comprei os meus no Continente e o conjunto custou cerca de 1€.

8 thoughts on “Aqui também é Outono, e com Maçãs

    • Bom dia Ginjinha. É verdade. Uns retoques que gosto de mudar. Ando em falta com as minhas visitas mas vou tentar portar-me melhor a partir de agora. Obrigado pelas tuas sempre simpáticas palavras e pelo teu tempo.

      Beijinhos e continuação de boa semana.

  1. Olá Lili!
    De todas as estações do ano, aquela que eu mais gosto é o Outono. Prefiro o tempo fresco, gosto da sençação de aconchego, das roupas mais quentes, da chuva (sem ser excessiva), do chá fumegante, dos bolos e broas tipicos desta altura, das comidas de forno, dos diospiros, dos marmelos e muitas outras coisas. Apesar de tudo isto, para mim o mês de Setembro não é dos mais faceis, é um mês de muita confusão e eu acabo por prefirir Outubro, mês em que tudo acalma.
    Gosto da nova arrumação da cozinha, está bonita e esse bolo deve de ser tão bom……………………😉
    Bom fim de semana
    Sónia Lopes

    • Sónia, que bom ver-te por aqui.

      Vejo que aos poucos retomas as tuas rotinas, pelo assim me quer parecer, e gosto sempre das tuas visitas. Outubro é isso mesmo que descreveste. Os marmelos já andam por aí e eu estou desejando de fazer um bocadinho para me satisfazer.

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

