Tamboril com Tomate em Pão e Azeite

Ainda que poucas vezes, existem outras tantas, em que, consigo surpreender-me. Nestas coisas da culinária, a nossa vontade, também chamada de fome, e, a imaginação desconhecem muitas vezes o resultado final de algo que não sabemos bem o que lhe chamar nem como chegamos até ela. Se havia pensado  num arroz de tamboril à medida que ia cortando o tomate fui mudando de ideias e comecei a desenhar uma éspecie de sopa alentejana mas sem o ser. Pela vontade com que foi comido, pelo sabor, e, pela forma simples como é feito merece ser partilhado. Um almoço pleno de satisfação que apenas deixou no prato a certeza de que se repetirá mais vezes.

Fazer um refogado com cebola, alhos esmagados e tomates em cubos. Temperar de  sal e pimenta e deixar cozinhar cerca de 5m. Adicionar o tamboril e deixar cozinhar. Rectificar temperos se necessário e juntar coentros frescos picados antes de servir.

Enquanto o tamboril cozinha, cortar uma fatias de pão, regar com azeite, esfregar com uns alhos, e, levar ao forno a 180ºC até estarem douradas, cerca de 10-15m.

Colocar uma fatia de pão no prato e por cima colheradas de tamboril. O pão absorve algum líquido mas mantém-se crocante… Uma verdadeira delícia.

P.S. Estou de férias, daquelas de fazer o que bem me apetecer sozinha. Vão ser uns dias até ao final do mês para depois… bem… depois eu conto tudo. Os posts estão agendados para não ficar o blog sozinho. Espero que perdoem a minha falta para convosco, mas, há alturas em que uma mãe não se pode esquecer que também é mulher. Por isso vou ali mergulhar sozinha, correr sozinha, não fazer nada sozinha, ler um livro sozinha. Gosto de estar comigo, e, poder abraçar o mundo e sentir que ainda estou viva.

5 thoughts on “Tamboril com Tomate em Pão e Azeite

  1. Ora pois que eu sei bem o que isso é bom. A receita e as férias sozinha e livre, yupiiiii. Caramba, bem que eu podia estar aí ao pé e íamos as duas mergulhar… (já sabes que mergulhar para mim é molhar os pézinhos). Aproveita cada minuto, enquanto eu fico aqui roída de inveja, da boa claro! bjs

  2. Olá, olá! Parece que andamos desencontradas, não é?!! Mas acho muito bem de vez em quando precisamos descanço para não perdermos o juízo😉 Também tive necessidade de fazer o mesmo, mas fiquei mais cansada do que estava agora é que preciso organizar as ideias. Aproveita bem.

    Beijinhos

    Beijinhos

  3. Minha querida…

    E como é bom estar sozinha de vez em quando…
    Todo o ser humano necessita desses momentos de interiorização !
    Espero que aproveites ao máximo estes tempos antes de re-começares a labuta.

    Digo-te: esse tamboril está fantástico, cores lindas, uma tentação… é bom que, mesmo quando mudamos a direcção de uma receita, ela tenha no final um resultado tão delicioso como a tua teve !

    Beijinhos grandes a ti e às meninas🙂

    Isabel

  4. Olá, Liliana.
    O meu horário deste ano (e a mudança para uma escola mais perto de casa) permite-me almoçar em casa todos os dias, muitas vezes, sozinha. Concordo que é bom estarmos sozinhas de vez em quando🙂
    Gostei da tua receita. E em relação a mudar o rumo ao que se está a fazer a meio, sou igual. Há tempos aconteceu-me o mesmo com uma omelete🙂
    Beijinhos e bom descanso.
    Ilídia

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

