90 Calorias cheias de Sabor

Receita tirada do livro Comer Melhor para Viver Melhor, Selecções do Reader’s Digest, pág. 37

Quando a M. me ofereceu o livro Comer Melhor para Viver Melhor, das Selecções do Reader’s Digest, esta simples sopa de tomate falou comigo e tive que a fazer. Pela primeira vez dei por mim a seguir uma receita para fazer sopa. E, tão simples, tão saborosa. Dá para 4 pessoas e um prato cheio a cada um. O livro falava em 90Kcal por pessoa. Achei que umas calorias extra não lhe fariam mal. Por isso, servi com uns ovos cozidos picados e coentros. E, claro, uma fatia de pão torrado a cada uma. Depois da sopa uma fatia de melão sapo, daquele bem docinho. E confesso que fiquei saciada. A próxima é de courgettes.

300gr de cenoura; 300gr de tomate; azeite q.b.; 1cebola; 1 dente de alho; 1L de água; pitada de sal; coentros ou salsa picada q.b.; 3 ovos cozidos.

Dica: Aproveite para fazer esta sopa com os tomates da época que abundam nas nossas bancas dos mercados. Escolha os mais carnudos. Se achar que a sopa tem um travo ácido basta juntar uma colher de sopa rasa de açúcar.

Fazer um refogado com a cebola e o alho. Quando translúcida a cebola adicionar o tomate em cubos, sem pele, e as cenouras às rodelas. Temperar de sal e adicionar cerca de 0,5L de água fervente. Tapar e deixar cozinhar cerca de 30m. Ir vigiando a cozedura tendo o cuidado de ir adicionando a restante água  sempre que necessário. Quando estiver tudo bem cozido passar a varinha mágica e rectificar temperos se necessário. Servir quente com ovo cozido picado e coentros. Uma fatia de pão torrado também fica muito bem. E, afinal, segundo as minhas contas, as calorias já devem ser entre 150/160. Ainda assim um número deliciosamente fantástico e muito saboroso para uma simples sopa de tomate e cenoura.

Boa semana. E, volto já.

6 thoughts on “90 Calorias cheias de Sabor

  1. Esta é a minha sopa favorita. Como apenas gosto de fazê-la na época dos tomates, exagero por vezes e repito-a todas as semanas. No entanto, apenas a faço para mim. Os restantes habitantes da casa optam pela de legumes. Mas eu não me importo. Assim fico com o tacho só para mim.;)
    Adicionei beldroegas e ovo escalfado a uma das que fiz. O ovo combina muito bem.
    Gostei muito da tua sopa, mas sou suspeita.
    Um abraço.

  2. A tua sopa adquiriu uma linda tonalidade, Liliana, altamente convidativa…
    E, como se isso não bastasse, ainda é nutritiva, saudável e pouco calórica…
    Só mais valias !
    Adorei o excelente aspecto com que ficou !

    Beijinhos

  3. A tua sopinha está linda! Uma refeição deliciosa e muito saudável!
    O meu jantar hoje também vai ser uma sopinha de cenoura e tomate cereja…tenho resmas deles para gastar e esta semana saiu uma sopa de tomate hehe no prato já coloquei oregãos secos e, noutra vez, coentros frescos picados…fica igualmente BOM!
    Beijinhos e boa semana

  4. Pingback: Setembro em Fotos « Sabores com História…

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

