Pizza rima com Calor

A poucos dias do fim do mês de Agosto chegou o calor, daquele abrasador, de tirar o fôlego a qualquer um. Há um bafo quente no ar que se entranha nos pulmões. O céu perdeu o azul e vestiu-se de cinza claro com pinceladas laranja. Abro as janelas na esperança que a brisa entre e traga um pouco de ar fresco. No entanto, apenas sinto a onda de calor que se abate pela cidade. É do sueste dizem os entendidos. O sueste, que segundo contam, é caracterizado por ventos quentes vindos de Marrocos, águas mais quentes, com algas mas também com mais ondulação. À noite a cidade veste-se de nevoeiro, e, a humidade quente e abafada penetra nas roupas e facilmente se sente o corpo peganhento. Nestas alturas refugio-me no melhor lugar no mundo, ou pelo menos o mais protector, a minha casinha. Ainda assim, as minhas filhas acham que devo ligar o forno. E ligo. E faço-lhes a vontade. E ainda falamos em fazer um bolo. Afinal, há calor que apetece. Porque é feito com carinho.

Quantidades para 1 pizza média/grande: 100gr de água, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de leite em pó, 1 colher de sopa de açúcar, 200gr de farinha T55, 5gr de fermento seco
 
Colocar todos os ingredientes na mfp no programa que amassa apenas. Colocar todos os ingredientes pela ordem acima na mfp e escolher o programa que apenas amassa. Findo o tempo colocar a massa na bancada previamente untada com um pouco de azeite. Esticar a massa e forrar a forma da pizza. Esticar os rebordos e dobrar para dentro a massa pressionando contra a base de modo a formar um tubo ao redor da forma. Pincelar com azeite e deixar levedar 30m dentro do forno apenas com a luz acesa. Findo o tempo picar o fundo com um garfo e rechear com o que mais apetecer. Pré-aquecer o forno a 200ºC e deixar dourar a gosto. Não tendo mfp pode amassar-se usando a batedeira com os ganchos e assim que a massa descolar das paredes da taça amassar um pouco com as mãos e depois seguir os passos acima descritos.
 

4 thoughts on “Pizza rima com Calor

  1. Olá Lily:)
    Está tão bonita, que aceitaria de ” olhos fechados ” uma fatia desse calor.
    Ultimamente, não temos feito, e já há quem reclame ( finjo que não oiço…), afinal, dizem que é uma coisa que ganhamos com o passar dos anos, uma certa surdez para certos assuntos:) valha-nos isso!
    Beijocas.

  2. Também programei fazer umas pizas no domingo. Vou levá-las para um piquenique com o pessoal do executivo e da equipa de horários (da qual fiz parte este mês de Agosto). Vamos comemorar o terminus da elaboração dos horários dos profs. do próximo nao letivo. Que trabalheira que foi! Vai ser um domingo com 25 pessoas à mesa e no campo.A ver se tenho tempo de tirar umas fotos às pizzas antes de desaparecerem.
    Adorei a tua massa de piza. Que rebordos tentadores.
    Fizeste bem em aceitar a “sugestão” das tuas lindas crianças.
    Beijinhos

  3. Pingback: Agosto em Fotos | Sabores com História…

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s