Cogumelos, Companhia Perfeita

Os cogumelos têm um elevado valor nutritivo  e têm 3 vezes mais nutrientes do que alguns frutos e vegetais. São bons fornecedores de proteínas de elevado valor biológico, por exemplo, 100g de cogumelos comestíveis frescos corresponde a 5,2g de proteínas. 90 por cento da sua constituição é água, têm poucas calorias (28Kcal em média para cada 100g) e quase nenhuma gordura. Têm uma elevada concentração de fibras, que potenciam o controlo de peso, a prevenção das doenças cardiovasculares e o funcionamento do intestino. É, portanto, além de muitas coisas, amigo de um regime alimentar saudável.  Informação retirada do site Nos Mulheres.

Em pequena comia os que a minha avó trazia. Só ela sabia quais se podiam apanhar. Ela, chamava-lhes “sanchas”, e, outras vezes, “níscaros”. Eu andava demasiado ocupada a descobrir e a explorar o mundo para perguntar sobre as diferenças de cada um dos termos. Isso, também, pouco ou nada me importava, afinal ela fazia as melhores sanchas guisadas do mundo e isso era quanto me bastava.

E, quando as avós vão cedo demais tudo fica por ali. Ficam os cheiros e os sabores como leves brisas que de vez em quando ecoam nas nossas memórias. E, eu, nunca mais comi sanchas. Um dia, descobri os cogumelos frescos, muito depois das latas é certo, e gosto muito de os fazer salteados. Servem de acompanhamento para uma massa, um arroz e até mesmo uma salada. É só deixar a vontade fluir.

Costumo usar sempre o mesmo método, simples e cheio de sabor.

Lavar os cogumelos com água corrente, sem os colocar demolho. Retirar os talos e com uma folha de papel secá-los. Colocar numa frigideira um fio de azeite e alhos esmagados. Cortar os cogumelos em quartos e quando o alho estalar juntar os cogumelos agitando a frigideira de vez em quando. Temperar com pitada de sal e pimenta moída na hora. Não deixar cozinhar demais ou ficam moles. Neste fase pode-se adicionar uma massa a gosto e envolver ou servir com uma salada. São muitas as opções, não deixem é de os comer.

Anúncios

10 thoughts on “Cogumelos, Companhia Perfeita

    • Bom dia Frango do Campo. Pois eu conheci os cogumelos frescos há coisa de 7 anos. Desde essa altura que os troquei pelos de lata e foi até hoje. São incomparáveis aos de lata em tudo.

      Beijinho e boa semana.

  1. Aqui pela minha zona costumam chama-los de “tortulhos”, julgo que é assim que se escreve. Não tenho ideia se alguma vez os comi.
    Muito raramente compro cogumelos frescos, apesar de gostar bastante, mas o meu marido é muito reticente em os comer.
    Essa salada está muito tentadora, mesmo através do computador dá vontade de comer.
    Beijinhos. Sónia

    • A mim foi o marido que mos apresentou ainda noutros tempos em que era ele que cozinhava para mim 🙂

      Hoje ainda cozinha mas menos por falta de tempo. E que saudades das suas comidas. O única senão é que são boas demais e apetece repetir.

      Beijinho

  2. Por cá somos também fãs de cogumelos. Antes de conhecer o meu marido só usava os de lata. Ele é o expert e como transmontano que é ouço muitas vezes fazer referência a sanchas e míscaros. O avô dele também costumava apanhá-los. Ele gosta de estufá-los com carne mas ainda outro dia fizêmo-los gratinados (uma receita que já publiquei no receitas ao desafio).
    São muito bons e como dizes, pouco calóricos.
    Um abraço.
    patrícia

    • Bom dia Patrícia.

      Pois com marido transmontano, e eu também :), é fácil perceber porque que se gosta de sanchas, o sabor e a textura são deliciosos.

      Só tenho pena de não os saber apanhar…

    • Bom dia Rosa e bem vinda à esta minha humilde casa. Não resisti e já fui espreitar a sua. Não me decepcionei, um blog feito com o amor pela cozinha tradicional que tanto aprecio e da qual muito pouco sei. Tenho a certeza que a irei visitar também muitas vezes.

      Boa semana.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s