Para Comer à Colherada

É altura dos pepinos de casca rugosa e cheios de sabor. Os tomates ainda não são os tais mas já cumprem bem o seu propósito. E, curiosamente, apesar de comer bastantes vezes esta salada ainda não a tinha partilhado, apenas versões diferentes, uma com batatas e outra com queijo fresco. São presença indiscutível na minha mesa e, em outras tantas espalhadas pelos restaurantes, em particular os algarvios, que a servem como acompanhamento de peixe grelhado. Para comer à colherada e à boca cheia, cheia de sabor e cheia de vitaminas.

Cebola; pepinos, tomate; pimentos verde e vermelho; oregãos (muitos); pitada de sal; fio de azeite e vinagre

Picar tudo e colocar numa travessa. Temperar e deixar repousar uns 20m antes de ir para a mesa. Desta forma os legumes vão libertando aquele sumo que se transforma num molho cheio de sabor. Se preferir bem gelada pode juntar uns cubos de gelo. Costumo colocar pequenas taças individuais na mesa que cada um enche à sua vontade e come de colher, comer com garfo não vale.

11 thoughts on “Para Comer à Colherada

  1. O meu organismo não tolera muito bem nem o pepino, nem o pimento. Apesar de eu adorar o sabor, é muito raro dar-me ao prazer de os comer. Aqui por casa tenho 2 grandes apreciadores de pepino, que costumo preparar picadinho, simples, sem misturas, apenas temperado ao gosto deles. O meu filho delira com a sua tigelinha de “sopa de pepino”.
    Sónia

    • Olá Sónia e obrigado pelos sempre simpáticos comentários. Não consigo ver se tens blogue mas gostava de o visitar se o houver.
      Quanto à salada eu antes também não tolerava nem pepino nem pimentos. Hoje já vou conseguindo e sabe tão bem 🙂

      • Olá Lily! É impossivel não demonstrar simpatia com quem partilha connosco de uma forma tão “simpática” um pouco do seu dia a dia. Situações e pensamentos nas quais eu me revejo.:) Quanto ao blogue, não existe, pode ser que talvez um dia.
        Obrigado por tudo e sempre que me for possivel cá estarei .
        Sónia .

      • Que elogio tão bom. Já tive várias aventuras com os blogues, já comecei umas 3 vezes até ter percebido o que de facto pretendia com um blogue, hoje já o sei. E, ao ver o teu comentário sinto que a mensagem que passo, é essa mesmo. Partilhar, e tantas vezes achamos que estamos sozinhas no mundo, no meio dos nossos problemas e afinal temos companhia. E, mesmo quando não há comentários sei que as pessoas me lêem em silêncio. Bom fim-de-semana. Bejinhos

  2. Confesso que, apesar da variedade de legumes que temos disponiveis hoje em dia, (se bem que Verão é mais da fruta e menos legumes!), o meu sentido gastronómico reduz-se e em muito quando chega a altura das férias, praia, lassidão, calor, e por aí fora, e uma salada destas, com muitos oregãos e bem temperadinha (tenho de deixar de ser exagerada !!!) torna-se a protagonista dias a fio, normalmente acompanhando o belo peixe fresco grelhado 🙂 Na brasa. No terraço da casa, com o azul da piscina de fundo. Mal posso esperar 😉

    • Deixa lá, não és nada exagerda, eu também a tenho em modo repeat muitas vezes, ou então alface e pepino com coentros e oregãos. Que inveja do teu pano de fundo do terraço, não tinha que pagar e conduzir para irmos para uma. Bom fim.de.semana

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

