De Pequenino é que…

… se aprende. Aprendem-se muitas coisas, e, uma delas é que a fruta “faz bem à barriga”. Por isso, a cesta da fruta está estratégicamente colocada numa prateleira que fica mesmo ao nível dos olhos das mais pequenas. Funciona, e, muito bem. É vê-las passar para a cozinha quando têm fome. A primeira coisa que se ouve, e vê, a maior parte das vezes, afinal há excepções, é o simples agarrar de pegar numa peça de fruta e perguntar se se pode comer. Pequenos gestos que fazem a diferença cá por casa. E desse lado? Também há estratégias?

5 thoughts on “De Pequenino é que…

  1. Olá Lili, bem eu enveredei pela via do “àgua mole em pedra dura tanto bate até que fura” ehehehe Faço grandes lavagens cerebrais sobre os beneficios da fruta! Tenho sorte com a filha mais nova, é a primeira a pedir fruta a qualquer hora do dia e está muito habituada a comer da mais variada possivel, já que adora fruta mais exótica como papaia, manga ou pera abacate. A mais velha já é mais contida, mas também come com gosto. Eu acho que é muito importante dar-lhes fruta com qualidade, saborosa para eles lhe ganharem o gosto, e como deve saber nem sempre é fácil arranjar fruta em condições 🙂

    • Olá Cristina. Pois isto as crianças já nascem com vontades próprias, eu tenho uma que sempre comeu de tudo no que respeita a fruta e a outra tem sido uma aprendizagem ao longo do tempo que já começou a dar frutos. Ah… e são gémeas 🙂 Quanto à qualidade concordo, por isso a minha fruta da época é sempre comprada no mercado, já as maçãs e bananas nem sempre, por vezes vêm do supermercado pois é fácil encontrá-las o ano todo.

  2. Olá Lily, a maçã é a fruta que sempre temos em casa. As outras vão passando pela fruteira ou pelo frigorífico – agora nos dias de mais calor. Com o meu filho mais velho sempre foi difícil que comesse fruta. Para ele só existem bananas à face da terra. Para a pequenita, a fruta é uma perdição. Morangos e cereja quase tenho de lhe tirar da frente. É uma “betuneirazinha” em geral.:) Um truque que tenho para aliciar ao consumo da fruta é colocar o descaroçador à vista das crianças. Quando o veem, chamam-me para tirar o caroço às maçãs e às pêras. Acham divertido estarem a comer uma fruta com um túnel, como dia a mais pequena. E assim vai casca e tudo. Uma maravilha.
    Um abraço.
    Patrícia

    • Olá Patrícia. É bom que gostem de fruta, ou então um dia aprendem a gostar. Eu não me lembro de comer fruta em pequena e hoje não passo sem ela. Gostei do teu truque do túnel 🙂 as minhas como são, se usasse esse método ia encontrar muita fruta esburacada 🙂 beijinhos

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

