Chávenas…

Tenho alguma dificuldade em entrar nas outras cozinhas, entrar de verdade, tocar à porta, balança debaixo do braço, copos medidores e outros tais. Gosto de saber que há quem consiga saber quando medem as chávenas de alguém a 1000km de distância ou da vizinha do 1ºC, que acabam por descobrir que também tem blogue. Se vos desse uma receita medida pelas minhas chávenas ou saía um bolo de casamento para 500 pessoas ou então… Pois é, a capacidade das minhas chávenas é de 500ml. Dizem os entendidos que se chamam almoçadeiras. Para mim são mais sopeiras e baldes de chá, isto porque é uso que lhes dou. Comer meio litro de sopa é bom mas beber meio litro de chá é ainda melhor. Fazer um bolo com as chávenas das vizinhas nem sempre corre bem, e, comigo foi sempre mal. Tempos houve em que perguntei a capacidade da chávena e tive como resposta: “o normal, é uma chávena de leite”. Ok, esclarecida. Por isso, se virem um e-mail meu com o assunto “chávenas” é porque quero saber onde as compraram, assim acho que me oriento mehor. Agora uma dica, básica, encher a chávena da vizinha com água, colocar num copo medidor e anotar. Boa?

6 thoughts on “Chávenas…

  1. Entendo o que dizes, também já senti algumas dificuldades, e apesar de colocar a equivalência, da minhas chávenas de chá nas receitas, que por acaso são de 220ml, recebo emails a perguntar qual o peso da farinha ou do açucar, ou a quatidade de leite. Já pensei em deixar de publicar com medidas de chávenas, colocar em gramas e acabou-se. Mas também vejo, que é simples encher um copo medidor com água e perceber a equivalência ( desde que indicada claro).
    O que me descansa é saber que, se as chávenas das ” vizinhas” forem maiores que as minhas, os ingredientes entrarão sempre de forma proporcional, logo o bolinho sairá um pouco maior, mas sem risco de falhar 😉
    Beijocas.

  2. Não gosto muito de usar chávenas como medidas, gosto mais de pesar os ingredientes, mas quando preciso uso as que aqui estão -http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/p/chavenas-e-colheres-medidas.html
    A medida desta minha “chávena de chá” é de 240ml, mas se a receita for americana a medida a que a receita se refere será de 250ml. Normalmente ignoro esta diferença. Poderão dizer que a proporção para o peso dos ovos, por exemplo, pode saír comprometida, mas até à data não tive problemas.
    Estes conjuntos compram-se em casas de artigos de ménage e já se vêm à venda em alguns supermercados, Ikea, Crte Inglés, etc.
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    • Olá Carla. Cá por casa não faltam copos medidores e conjuntos de cups. Chávenas de qualquer coisa, sem medidas, é difícil de adivinhar. O último bolo que fiz baseada nas chávenas… e usei umas mais pequenas de 200ml ficou uma grande queijada. Quando perguntei a capacidade… a resposta é “o normal de uma chávena”. No entanto a foto anunciava um esplendoroso bolo de chocolate… já aprendi. Não tem medidas sigo para outra freguesia 🙂

      • De facto, nesse caso fez uma grande diferença. Provavelmente a chávena da receita original seria de 240 ou 250 ml e ao usares uma chávena de 200 ml, mantendo o número de ovos acabaste por ter uma desproporção entre os ingredientes secos e os liquidos que comprometeu o resultado final do bolo. Lá está: o normal de uma chávena depende da chávena que normalmente usamos LOL
        Bjokas

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

