Pavlova que Quero com Pêssegos

Segundo a wikipédia a pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima. Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia, sendo que ambos países reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.

Ontem o dia esteve de novo com temperaturas de Verão, chegou aos 32ºC. Ainda assim liguei o forno. As claras já estavam à espera para a sobremesa que vira pela primeria vez no MasterChef Austrália, receita da Donna Hay. Esperei muito até me decidir a fazê-la. Talvez, por isso, as minhas expectativas fossem demasiado altas. Gostei, mas não me arrebatou. Talvez porque imaginasse o interior como os mil folhas do norte. A crosta crocante é, como qualquer coisa crocante, atraente, e, faz-nos ir partindo pequenos pedaços que se desfazem na boca. Aliás, todo o bolo, se é que assim o posso chamar, se desfaz na boca. Ainda assim, vou esperar pelos pêssegos para repetir, e, cá me parece que vou gostar mais da combinação.

Ingredientes: 150ml de claras (4 claras ovos tamanho L medidas em copo medidor); 200gr de açúcar, 2 colheres de sopa rasas de Maizena ; 2 colheres de chá de vinagre

Ligar o forno a 150ºC. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e desenhar um círculo com 18cm de diâmetro. Batar as claras em castelo até estarem bem firmes e ir adicionando o açúcar aos poucos até estarem bem duras. Por fim juntar a farinha peneirada e o vinagre e envolver bem. Colocar a mistura dentro do círculo e moldar o formato do mesmo. Levar ao forno durente *1h e 20m, e, terminado o tempo deixar arrefecer dentro do forno. Depois de frio servir com fruta a gosto e natas batidas ou queijo creme batido. Como a crosta é doce, mas não exageradamente o queijo combina melhor, em minha opinião claro está. Por esse motivo cada um serve-se de uma fatia e acompanha a gosto com o que mais lhe aprouver.

Considerações finais: *para o meu forno, 1h e 20m a 150ºC achei muito tempo pois deveria ter ficado com uma cor mais clara, tipo suspiro. Para a próxima irei ajustar o tempo, pois enquanto arrefece no forno, ainda quente, cora mais um pouco. Penso que o açúcar pode ser reduzido em 50gr. No entanto esperarei pelos pêssegos para falar dos novos ajustes. Boa semana

11 thoughts on “Pavlova que Quero com Pêssegos

  1. Confesso que sou fã de pavlova, aliás eu adoro tudo o que seja assim com claras 😛
    Mas na verdade, o senão é que se falharmos (o que não me parece o teu caso de todo) o ponto das claras (que não é em Castelo) o resultado fica péssimo: demasiado pastilha elástica.
    Contudo, se estiver no ponto… uhmmm.. é simplesmente deliciosa 😛

  2. É DAQUELAS COISAS QU TENHO IMENSA VONTADE DE FAZER MAS QUANDO VEJO O TEMPO DE FORNO DESISTO, AINDA MAIS QUE USO A TEMPRATURA QUASE SEMPRE A 100º OU 140º EM 20 MINUTOS O BOLO OU PÃO ESTA PRONTO A SAIR AGORA UMA PAVLOVA PARECE-ME TEMPO DEMAIS.
    A TUA PARECE-ME BEM DELICIOSA.
    BOA SEMANA
    BJ

  3. Bem, a tua cozinha anda a todo o vapor 🙂 Estou a gostar.
    Também já fiz pavlova e gostei muito, então o Samuel nem te conto 😉 Já tornou a pedir-me para fazer, mas ando a adiar.
    Gostei do aspeto da tua e com esses moranguinhos ainda melhor 😉

    Beijinhos

    P.S- Já consegui o tal creme 🙂 Em vez de um, vieram dois… prenda dos meus homens 😉 bjs

  4. Olá Lily 🙂
    Nunca provei Pavlova, mas sempre me questionei como seria o seu interior, já que até hoje só tinha visto imagens delas inteiras! Gostei de saber as origens do “bolo” e de ouvir a tua opinião, e acho que só provando é que saberei se gosto do sabor ou não, mas pelo menos do aspeto gosto e muito! Venha então a versão com pêssegos!
    Beijinhos 🙂

  5. Hummm, que delicia, essas imagens fizeram-me sonhar, é que gosto muito dessa capinha, assim douradinha como a tua, é a parte que mais gosto.
    Beijinhos, boa semana 🙂

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

