Uma Viagem no Tempo Quente

Ontem a noite estava quente, muito quente, 20ºC. Eram 9 da noite e saímos para irmos ao Ecoponto. Cheirava a Verão e demos uma pequena volta pelo bairro. As árvores outrora despidas de cor estavam agora cheias de folhas verdejantes. Os canteiros estão cheios de flores, cheiros e cores. Senti o cheiro a terra acaba de regar e voei para bem longe. Inspirei novamente o ar quente e sinto que tenho 10 anos. Uso o meu vestido preferido do Verão, branco, de alças que atavam com lacinhos em cima dos ombros, e, com uma fita rosa aos quadrados muito fina por debaixo do peito. Era o meu vestido de princesa. Sob o olhar atento da minha avó brinco na rua, mas, não estou sozinha. É noite, e, depois do jantar velhos e novos saem para a rua. Trazem cadeiras e pequenos bancos de madeira, forrados com linóleo e preso com tachas douradas dos lados. Nós os mais pequenos sentamo-nos nas escadas, nos beirais das portas, e, escutamos o tanto que aquelas senhoras já crescidas têm para contar. Histórias de vidas, com vidas, sobre o tempo, os campos semeados, os animais, a fonte, as bruxas, as festas, as comidas, o fumeiro, a missa. Fecho os olhos, expiro o ar quente, e, com muita pena minha os beirais das portas estão vazios. Demos a volta e regressamos a casa. Eu, senti umas saudades enormes desse tempo cheio de histórias com sabores e saberes.

E porque o calor pede comidas mais leves e frescas deixo a sugestão de uma simples salada feita com produtos locais. A senhora da banca disse-me com toda a honestidade que os tomates ainda são de estufa, os outros ainda estão verdes, mas rematou: “já são muito saborosos”. Pois são. E, sumarentos. Pepino e queijo fresco picados. Tudo envolvido em muitos oregãos bem perfumados e um fio de azeite.

Bom fim-de-semana.

8 thoughts on “Uma Viagem no Tempo Quente

  1. Este tempo quente veio mesmo cheio de memórias felizes e saudosas de outros tempos 🙂 Gostei muito do texto, belas imagens!
    E da saladinha, com tomates de estufa, mas “muito saborosos”, ideal para estes dias de calor!
    Obrigada pelas dicas preciosas, bem preciso de motivação! 🙂
    Beijinhos e bom domingo!

  2. Escreves tão bem! Lembro-me de noites parecidas com a que descreves, nas minhas férias de verão. Passava alguns dias com os avós maternos, em Estômbar, e lembro-me perfeitamente das noites quentes, que convidavam a vizinhança a trazer os banquinhos para a rua, depois do jantar. Era brincar, brincar e brincar, que bons tempos.
    Olhei a tua salada, e lembrei-me das que peço no “Retiro do Peixe Assado”, eles chamam-lhe “salada Algarvia”, que saudades!
    Beijocas.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

