Tuiles de Côco

Há dias, ainda que raros, em que dou de caras com alguma receita que tem exactamente a quantidade de algum ingrediente que se arrasta no frigorífico. E assim fiz os meus primeiros Tuiles. Já procurei informações sobre estes pequenas, deliciosas, e, crocantes bolachinhas, mas pouco encontrei. Tuiles é um biscoito crocante fino que tem uma forma semelhante a uma telha e cuja receita é de origem francesa. É bastante versátil em várias combinações de ingredientes e pode ser usado nas mais variadas criações culinárias, sobretudo sobremesas. A receita encontrei no blogue das Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, que, no seu post mencionava ter obtido um resultado diferente do original. Estando à distância de um clique, de imeadiato fui até à fonte da receita, o Sabor Sonoro. Não estava à espera de um resultado tão delicioso. Esta é daquelas receitas que nos ensina que simples e rápido podem coabitar no universo das probabilidades com sucesso.

Ingredientes: 3 claras, 80g coco ralado seco – 70g açúcar – 20g farinha T55 – 60g de Vaqueiro Líquida

Bater as claras levemente com um fouet – vara de arames – até formarem apenas bolinhas ao cimo. Depois ir adicionando os restantes ingredientes, 1 a 1, misturando bem entre cada adição. Ligar o forno a 160ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e ir colocando 1 colher de chá de massa – capacidade para 5ml. Com as costas da colher alisar bem até obter um disco fino. Como rende bastante, entre cada fornada ia guardando a mistura no frigorífico. Deixar no forno até dourar as beiras. Retirar e deixar arrefecer cerca de 2m no tabuleiro. Soltar cada disco com cuidado para não se partirem. Deixar arrefecer totalmente e guardar em frasco heremético. AVISO: são viciantes, deliciosamente crocantes. Para quem aprecia côco são uma pequena iguaria. Bom fim-de-semana.

Anúncios

5 thoughts on “Tuiles de Côco

  1. Parecem perfeitas essas tuiles de côco, leves e estaladiças.
    Queria já uma!
    É bom quando encontramos uma receita mesmo ao gosto do que temos em casa e precisamos gastar.
    Um beijinho.
    (fiz o brioche de iogurte e não quero outra coisa! maravilhoso!)

  2. Não conhecia, mas acho que vou gostar, ainda por cima com coco, que adoro!
    Gosto muito desses dias, em que num instante encontramos um belo final para o que precisa urgentemente de ser usado:)
    Beijinhos

  3. Olá! Passei para conhecê-la e ao seu delicioso blog.
    Quero agradecer imensamente o prestígio em citar e fazer uma receita lá do Caldeirão. Muito obrigada. Realmente esses biscoitos são viciantes e os seus estão magníficos. Já gravei esse seu endereço na lista dos meus blogs favoritos. Espero mantermos contato sempre!
    Um grande abraço do Brasil!

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s