A Mãe Perfeita e a Perfeita Mãe

A mãe perfeita consegue acordar 2h antes de todos. Toma o seu banho sem ser perturbada, e tem tempo para ir para a cozinha preparar o pequeno-almoço para a família. A mãe perfeita, consegue deixar os filhos na escola, vai trabalhar, na hora de almoço vai ao ginásio e quando sai do trabalho ainda consegue passar no supermercado para fazer as compras para o jantar. A mãe perfeita consegue estar impecável quando o marido chega a casa, como que acabada de sair de um spa. A mãe perfeita não tem nódoas na roupa nem as marcas dos pés nas calças de quando andaram ao seu colo.

No meu mundo a mãe perfeita não mora na minha casa. Acorda todos os dias a arrastar-se da cama, a ouvir “já posso ir para a tua cama”. Olha-se ao espelho, vês as olheiras, disfarça-as, o cabelo… ui. Continua a arrastar-se pelo corredor, chama 10 vezes o nome de cada criança para tirarem as fraldas e pergunta o que querem comer. Tenta lembrar-se das 5 opções de escolha que possam agradar ao pequeno almoço e espera a decisão enquanto deambula pela cozinha a arrumar loiça.

Decisão tomada. Preparam-se os respectivos pratos enquanto se apanham as fraldas que ficam no chão, se abrem janelas, se apanham 400 peças de puzzles do chão e se pensa no almoço.

Mesmo não sendo a mãe perfeita, oiço os melhores elogios do mundo depois de uma boa dose de mimos, e, um prato de carne à bolonhesa, e, ainda assim, sentir que sou uma perfeita mãe. Cabelo desalinhado, marcas de sapatos nas calças, ter que apanhar um fio de missangas que se parte às 9 da noite, registar queixas e choros, e, ainda assim, ter uma filha tão crítica que me diz que não sou fashion quando ando de sapatilhas.

No meu mundo, por vezes, calço sapatos de salto alto e passeio na rua com as nódoas na roupa. No meu mundo a minha mala parece uma mala de viagem, com tudo o que se possa imaginar lá dentro, o que é bom, funciona para exercitar os braços com tanto peso. No meu mundo as minhas filhas já dizem bom dia às ervas aromáticas que estão à porta e gostam de ir ao mercado, levam a sua mini cesta, pedem morangos às senhoras das bancas, e, mexem nos olhos dos peixes.

No meu mundo tenho abraços com mãos sujas de baba e com macacos acabados de tirar. Tenho beijos cheios de ternura e pintados de fruta.

No meu mundo, a palavra tempo é sempre curta, mas, o coração de uma mãe é do tamanho do mundo onde o tempo não tem hora marcada, e, onde, mesmo não sendo a mãe perfeita sou perfeitamente feliz, e, isso, é quanto me basta.

2 thoughts on “A Mãe Perfeita e a Perfeita Mãe

  1. Lindo! Adorei ler as tuas palavras! Como te compreendo! Olha fiquei com vontade de pedir-te uma coisa… Adoptas-me? Posso ser a tua filha mais velha? humm queria tanto! Mas aviso-te já que não toco nos olhos dos peixes, mas prometo-te que não deixo a fralda no chão e prometo que vou adorar o teu esparguete sempre. Vou ler o teu texto outra vez, desculpa mas tocou-me. bjs do coração, ah e podes-me pegar ao colo que eu sou pequenina e leve.

  2. Olá:)
    Gostei muito de te ler, ser mãe é tudo isso, e ter uma mãe, é receber tudo isso, sem que para isso, tenhamos que dar algo em troca.
    O Amor desta relação é Inigualável, cresci com essa certeza.
    Beijinhos.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s