Por vezes sinto-me um limão. Lindo, irresistível, perfuma irresistivelmente as coisas que toca, mas, depois, vem a outra face, amargo, que nos faz fechar os olhos e encolher os ombros, mas, ainda assim, presente. E, só por isso, eu podia ser uma tarte de limão. Como nem ele nem eu somos doces valha-nos o leite condensado. E, porque, é quando estou amarga que mais me apetecem doces sai uma Tarte de Limão.
Todas as desculpas são boas para comer um doce… Bom fim.de.semana
Massa: 250gr de farinha; 125gr de manteiga bem fria cortada em pedaços; 1 colher de sopa de açúcar em pó; raspas de 2 limões; 1 ovo; 30ml de água fria.
Misturar a farinha, açúcar e raspas com a manteiga até formar migalhas. Adicionar o ovo e a água. Não amassar demais, apenas ligar a massa. Enrolar em película e descansa 20m no frigorífico. Findo o tempo esticar a massa e forrar uma tarteira com cerca de 22cm de diâmetro. Picar o fundo com um garfo e vai ao forno cerca de 10m a 200ºC até dourar.
Recheio: 1 lata de leite condensado; 4 gemas; 60ml de sumo de limão
Misturar tudo e colocar na base já cozida. Volta ao forno 10m para ficar firme.
Enquanto isso bater 4 claras com 4 colheres de sopa de açúcar em pó e uma pitada de fermento Royal até obter um merengue liso e com picos suaves. Espalhar o merengue por cima da tarte e levar ao forno a 175ºC até dourar. Deixar arrefecer dentro do forno, caso contrário o merengue abate. Assim que estiver morno-frio levar ao frigorífico pelo menos 3h. Mas, ficará melhor se passar a noite no fresquinho.
Ah,ah…gostei da comparação:)
Gostei imenso da tua tarte, há muito que não faço, e também encontro sempre um bom motivo, para comer um docinho.
Beijinho e um bom fim de semana.
Esta tarte é mesmo muito boa! Também já a fiz. Aproveite para dar uma olhadela no meu blog http://canelanacozinha.blogs.sapo.pt/. Parabéns pelo blog