O Mito do Bolo de Laranja

Desmistificado. Bolos de Laranja nunca foram o meu forte. Apesar de gostar muito, a avó M. fazia um mesmo bom, e eu, fui adiando. A avó M. hoje já não o faz porque as forças já não são as mesmas. Claro que fiz experiências, mas nada que merecesse partilhar a descoberta. Há dias na ronda por alguns blogues vi o da  Ana do Pitada Gulosa. O aspecto e o facto de não precisar de balança foi motivo para ficar na lista, e, não tardou. Adaptei-a ao modo tradicional e alterei-a um pouco. À medida que ia seguindo os ingredientes e vi que levava 250ml de óleo, e na mesma medida e mais um pouco de açúcar, mudei de estratégia. Arrisquei, do género, sem medos, e, modéstia à parte, funcionou tão bem, que penso fazer mais umas alterações e substituições numa próxima.

Cup medidor com capacidade para 250ml

Ingredientes: casca de 1 laranja, 60ml de sumo de laranja, 80ml de leite, 4 ovos, 2 cups de farinha com fermento, 100gr de açúcar, 100ml de óleo de girassol, 1/2 de açúcar, açúcar e canela em pó a gosto

Ligar o forno a 175ºC. Numa picadora colocar o açúcar e as cascas de laranja e triturar até ficar bem misturado. Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar aromatizado até estar cremoso. Juntar o óleo e bater mais um pouco. Misturar o leite com o sumo e alternar com a farinha e as claras em castelo. Este último passo deve ser feito com uma colher-de-pau. Untar uma forma de bolo inglês, polvilhar com açúcar e canela e vai ao forno. Não sei precisar tempo, mas pelo menos uns 25m. Depois é ir controlando para não secar.

Notas finais: bem perfumado, crocante, macio, viciante. Ainda assim, penso que se usar 175ml de manteiga deva ficar muito melhor. Apenas costumo usar óleo nos bolos de iogurte e já considerei fazer a experiência com manteiga. Alguém desse lado já experimentou?

Anúncios

7 thoughts on “O Mito do Bolo de Laranja

  1. Bolinho de laranja com casca, fica com um aroma bem intenso, adoro!
    Na minha opinião, a manteiga ou o óleo nos bolos actuam da mesma forma, ou seja, são gordura, e assim sendo , melhoram o miolo, tornando-o menos seco e com mais alvéolos.
    Se habitualmente recorro ao óleo, é por uma questão prática, evito estar a amolecer no M.O. Uma última nota, tanto a manteiga como o óleo devem ser batidos com o açucar para que fiquem bem misturados.
    Beijinho:)

      • Olá Sandra, sim as quantidades são ligeiramente diferentes, na manteiga serão 125gr. No entanto dado que o bolo de laranja é sempre incerto, pelo menos para mim, adicione primeiro as 125gr de manteiga e se achar necessário coloque mais 50gr. Aconselho a não usar manteiga derretida mas apenas amolecida, tipo creme. A manteiga irá tornar o bolo mais húmido e mais saboroso. Obrigado pela visita e até breve.

  2. Quando faço bolos e nas receitas aparece manteiga opto quase sempre pelo óleo porque com a manteiga fica sempre mais “pesada” para além disso apesar de serem as duas gorduras a manteiga por ser de origem animal não é tão benéfica para a saúde!

    • Olá Alzira e bem-vinda.
      Quero agradecer a dica, pois é este tipo de conhecimento que não tenho e a experiência ainda é pouca.
      Bom fim.de.semana e volte sempre que quiser, e, sempre que assim o entender deixe-me dicas que eu sou rapariga que gosta de aprender.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s