Conceitos e Ideias Pré-Concebidas

Uma das primeiras explicações da disciplina de Psicologia foi perceber o que eram Conceitos e Preconceitos. Se o primeiro é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade o segundo é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”.

O termo que define “comida rápida”, também conhecida como fast food, mais um estrangeirismo por nós adoptado, deve em minha opinião ser repensado. É no fundo um conceito com preconceito. Fast Food é comida rápida e que engorda, rica em hidratos de carbono e açúcares.

Comida rápida pode muito bem ser um prato de esparguete al dente com camarões salteados. Fast food  não tem necessariamente que ser má. Como sempre, e em tudo, o equilíbrio deve fazer parte da nossa alimentação. Por isso não vejo nada de mal em fazer pão de hambúrguer que fica pronto em cerca de 45m e enquanto isso grelho um hambúrguer. É, sem dúvida, mais barato e ecológico que ir comer um fora, com pouca qualidade e apetrechado de açúcar.

Gosto deste pão, diferente daquele que há muito não como, não se cola ao céu da boca. Fica macio e com uma capa levemente crocante.

Ingredientes: 120ml de água, 10gr de leite em pó, pitada de sal fino, 15ml de óleo, 1ogr de açúcar, 210gr de farinha T65, 5gr de fermento seco.

Colocar tudo pela ordem acima na máquina do pão e escolher o programa que amassa. Deixar repousar cerca de 20m na cuba. Findo o tempo retirar e moldar 4 bolas com cerca de 90gr. Espalmar ligeiramente e deixar levedar 15m no forno a 50ºC. Retirar e pincelar com um pouco de leite e polvilhar com sementes a gosto.

Voltam ao forno a 200ºC até estarem dourados. Deixar arrefecer numa rede.

5 thoughts on “Conceitos e Ideias Pré-Concebidas

  1. Olá outra vez 🙂
    Com que então começas logo a matar! 🙂 Mas isso é coisa que se apresente?! 😉
    Olha apesar de tudo gostei… e muito! Fast food saudável e caseira é bem melhor do que a que está à venda.

    Beijinhos

    P.S- O Samuel se souber deste post não vai descansar enquanto eu não fizer 😉

  2. Fico muito feliz com este regresso! Já tinha saudades 🙂
    Fast food não tem necessariamente de fazer mal à saúde, estou contigo, um simples prato de pasta pode ser uma refeição fast food. E adorei os pãezinhos, tão mimosos e redondinhos.
    Um beijinho.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s