Prova de Obstáculos

Reza a história que somos conquistadores. Em minha opinião, o correcto será dizer fomos conquistadores. Hoje somos conquistados. É curioso como por vezes penso que até a Internet revela um pouco das mentalidades. Ao começar a escrever no motor de busca a palavra Conquista de imediato me aparecia na caixa “como conquistar um homem”. Eu, mais não digo. Deixo para vós as conclusões.

Ia na conquista, pois bem, a palavra que significa “tomar pelas forças das armas, um território” ou “conseguir com esforço; conquistar um lugar ao sol”.

Nesta altura do ano, com o frio que está la fora o lugar ao sol é o melhor do mundo. Aliás os gatos são a prova disso. Mesmo com sete vidas para gastar preferem uma sesta no seu lugar preferido, sempre, ao sol.

Tal como o gato, que pula para lá chegar, também o ser humano tem que contornar, saltar, para conquistar o lugar ao sol. O seu lugar ao sol. Bem sei que quando chove o sol não está. Mas, nesses dias devemos aproveitar para pensar na melhor forma de chegar ao lugar, na melhor forma de o conquistar, respeitando os nossos valores e os dos outros.

Há dias, em que tinha o mar como companhia, encontrei este mini tronco no mar. Não achei correcto chutá-lo para o tirar do meu caminho. Ao invés disso parei para o admirar, contornei-o, e, quis guardar o momento. Coloquei-me antes no seu lugar e tentava imaginar a luta desigual que ele tinha para com o mar.

Guardei a história e o momento. Esta, podia bem ser a história da conquista de um lugar ao sol de qualquer um de nós.

Anúncios

3 thoughts on “Prova de Obstáculos

  1. À primeira vista, parece mesmo um obstáculo…mas olhando melhor, poderá ser apenas algo que embeleza, algo passageiro, algo com uma história e um objectivo…o melhor que fizeste foi mesmo contorná-lo…
    A foto está linda!
    Eu sou como os gatos, procuro o meu lugar ao sol, bem confortável e quentinho 🙂
    Beijinho grande

  2. De facto é o que todos procuramos: um lugar ao sol (aqui nos Açores isto nem sempre acontece, se interpretarmos a frase à letra, com tantos dias nublados, mas o Outono até que nos tem trazido bastantes dias luminosos). Gostei muito da tua reflexão. O mar e o tronco e uma luta desigual, como tantas outras de tanta gente.
    Um abraço do tamanho do mar.
    Patrícia

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s