O Iogurte que Mudou a minha Vida

Hoje, conto-vos eu como foi. O iogurte que mudou a minha vida e o meu palato, ah, e, muito importante, a quantidade de trocos na carteira. Lembro-me dos iogurtes terem tampa de alumínio, e, de fazer dela a minha colher improvisada quando me esquecia de a levar para a escola. A vigor tinha uns iogurtes deliciosos, de caixa quadrada e já havia a Yoplait. Nesse tempo, há coisa de 30 anos, os iogurtes eram um luxo, e, claro, nem sempre podiam viajar até ao frigorífico lá de casa. Talvez por isso me lembre da iogurteira lá de casa , daquelas laranja e plástico castanho escuro na tampa, a funcionar algumas vezes.

Havia uma menina, daquelas com ar muito frágil, alérgica a uma panóplia de coisas, que comia iogurtes naturais, daqueles tão ácidos que nos punham a salivar mal a colher tocava na boca. Eu, não percebia como ela conseguia comer aquilo.

Hoje dou por mim a comprá-los, para fazer iogurtes, e, para os comer, com fruta ou simples. O meu palato mudou, já não lhes sinto a acidez, não lhes sinto falta de açúcar, são perfeitos. Tão perfeitos que foi a gulodice ideal para comer este bolo de iogurte, nozes e pedaço de maçã. Bom fim-de-semana, e, se possível de mantinha nos pés, bolo na mão esquerda e chá na direita. Quem quiser pode trocar as mãos e tentar fazer o pino encolhendo os abdominais.

Usar como medida o copo do iogurte

Ingredientes: 4 ovos, 1 copo de açúcar branco, 1/2 copo de açúcar amarelo, 3 copos de farinha com fermento, 1 copo de nozes moídas, 1 iogurte natural, raspa de limão, 1/2 copo de azeite, preferência o de mais baixa acidez, 0,2%, 2 maçãs reineta em cortadas em pedaços

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater os ovos com o açúcar até estarem fofos e volumosos. Juntar a raspa, o iogurte e o azeite e bater novamente. Adicionar a farinha aos poucos intercalando com as nozes. Por fim adicionar as maçãs e misturar tudo com a ajuda de um fouet. Untar uma forma de bolo inglês ou outra a gosto. Levar ao forno cerca de 40m. Se notar que está a ficar muito corado tapar com folha de alumínio e ir vigiando a cozedura.

11 thoughts on “O Iogurte que Mudou a minha Vida

  1. Belas memórias e que bons tempos esses amiga. Devemos ser da mesma geração pois comigo acontecia o mesmo e o iogurte era de facto um luxo com que a minha mãe de vez em quando nos presenteava….tinha como meus preferidos os de chocolate hummmm lembras-te desses, depois desapareceram do mercado mas ainda hoje lhe imagino o sabor..O bolinho ficou a combinar na perfeição com esse delirio…

    Beijinhos e bom fim de semana aconchegadinho (mas sem abdominais hehehe).

  2. Momentos do iogurte que nunca se esquecem:) Eu por acaso acho que não sou desse tempo, pelo menos não me lembro.
    Acredito que seja uma delícia e o resultado final nesse bolo é divinal, lindo.

    Beijinho e bom fim de semana

  3. Penso tantas vezes nisso, na infância comer um iogurte era algo memorável e nada corriqueiro. Lembro perfeitamente os da yoplait e os da mimosa com a embalagem rija de plástico branca…também esses de vidro…bons tempos.

    Essa fatia diz tudo…

    Beijinho!

  4. Ainda me lembro de pedir à minha mãe para comprar um iogurte para mim. Era muito raro isso acontecer, mas o facto é que eu compreendia que não se podia ter tudo o que hoje é dificil fazer compreender às crianças. Gostava muito dos iogurtes de aroma de morango ou banana da mimosa quando acontecia comer um era dia de festa :).
    Gostei bastante do aspeto do teu bolo, comia-o mesmo sem iogurte 😉

    Beijinhos

  5. Tenho na memória as mesmas lembranças(devemos ter a mesma idade,tenho 35) à excepção de no meu frigorífico nunca ter faltado iogurtes. Mas mesmo assim a minha Mãe também tinha uma iogurteira igualzinha à que descreves.
    E era nela que a minha Mãe fazia os meus iogurtes favoritos…os de chocolate,eu adorava!!!!!
    Quando tinha para ai uns 7 ou 8 anos chegaram ao mercado os Agros de Tangerina…que maravilhaaaa!!! Eu e o meu Irmão mais velho davamos cabo de caixas deles;))
    E é por isto que eu adoro o teu blog,sempre que aqui venho para além de levar receitas que adorooo, ainda me fazes sonhar e voltar a recordar momentos lindos da minha vida que infelizmente já não voltam…obrigado!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

  6. Com o passar dos anos os nossos gostos vão mudando, o nosso paladar vai ficando menos esquisito e vai-se adaptando. Hoje em dia já não me faz diferença nenhuma tomar um chá sem açúcar ou um iogurte natural. São mudanças que nos fazem aperceber que somos capaz de nos adaptar a tudo.
    O bolo ficou apetecível… com uma chávena de chá quentinha. Hummm!
    Beijinhos!!!

  7. Olá 🙂 que desfile de memórias…pois as minhas vão para os iogurtes da Ucal e Vigor. Dos primeiros gostava dos de chocolate, os da vigor comia naturais com um ou dois torrões de açucar amarelo. Tinha uma técnica toda especial, com a colher começava a afundar os torrões até o iogurte começar a ficar com a cor do açucar, entrava em competição com o meu irmão(16 meses mais novo que eu) para ver quem arrajava os melhores ( maiores) torrões para afundar no copo.
    O teu bolinho está a tentar convencer-me que o devo experimentar, bela fatia essa 😉
    Beijinho e bom fim de semana.

  8. Fraldinhas,
    Que engracado, parece que estou a ler as minhas memorias de infancia! Tambem em minha casa havia uma dessas iogurteiras, eu perdia-me pelos iogurtes da vigor, que vinham em copo de vidro – especialmente os de morango – e lembro-me que, tal como as bananas nessa altura, era coisa que nao havia todos os dias em casa, mas que eu adorava.
    Adorei esta viagem ao passado!
    beijinhos
    Sofia

  9. Detestava iogurtes quando era criança. A minha mãe fazia-os na iogurteira moulinex que agora é minha 🙂 Até com chocolate chegou a fazer e eu, nada! Agora gosto imenso. Afinal, a minha história até é parecida com a tua 🙂 Beijos
    PS.: Adorei o bolo.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

