Bolo de Laranja

Latas de tinta abertas. Rolo no tabuleiro à minha espera. Noutro canto o escadote lembra-me que ainda falta colar o papel de parede. O berbequim no chão diz-me para não me esquecer de fazer o furo para o espelho. E claro, depois disto tudo, o saco do lixo lembra-me que ainda é preciso limpar tudo e arrumar no sítio.

Andei a pesquisar nos meus rascunhos e encontrei esta foto perdida. Como gostei muito deste bolinho não me esqueci de onde veio. A receita encontrei-a na cozinha da Moira. Um bolo bem perfumado e húmido quanto baste.

Chávena com capacidade para 200ml

  • 5 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1,5 chávena de sumo de laranja
  • 3 chávenas de farinha de trigo com fermento

Calda de laranja

  • 2 chávenas de sumo de laranja
  • 6 a 8 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto – conforme a acidez da laranja
  • Coco ralado a gosto

Preparação:

Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de aproximadamente 30 cm de diâmetro e reserve.

Peneire a farinha junto com o fermento e o açúcar separadamente. Reserve-os também.

Na tigela da batedeira coloque os ovos inteiros e o açúcar. Bata na velocidade alta até conseguir o triplo do volume, leva cerca de 10 a 15 minutos – dependendo da batedeira.

Retire a tigela da batedeira e vá acrescentando a farinha aos poucos intercalando com o sumo de laranja, sempre mexendo com uma vara de arames até que terminem os ingredientes.

Leve ao forno preaquecido a 180º ou 200º por aproximadamente 20 ou 30 minutos. Fazer o teste do palito que deverá sair seco.

Enquanto o bolo arrefece um pouco prepare a calda.

Leve ao fogo o sumo de laranja e o açúcar. Quando levantar fervura deixe ferver por alguns minutos e desligue. Deixe arrefecer para usar.

Fure o pão de ló com um palito ou um garfo e com o auxílio de uma colher vá humedecendo o bolo. Faça isso aos poucos até que toda a calda seja absorvida. Salpique o coco ralado e cubra a forma com papel alumínio ou filme plástico deixando arrefecer bem (em temperatura ambiente) antes de servir. Se puder deixar por algumas horas o resultado será melhor, mas não há a necessidade de fazer de véspera.

11 thoughts on “Bolo de Laranja

  1. Olha que engraçado !!!Também tenho um bolinho de laranja para partilhar.
    Que imagem gulosa…laranja, coco, hummmm …está divino!
    Vou também partilhar um bolinho de laranja, assim que puder, mostro.
    Sabes? Já passei pelo que descreves, pinturas, papel, frisos autocolantes e tudo o resto. Agora já não tenho saúde para essas andanças ( a minha coluna já me diz para parár quando estou a abusar). Contudo foram tempos que me deram imenso gosto, dos quais guardo memórias muito gratificantes. Gostava imenso de me encarregar na integra, da decoração dos quartos dos meus filhos;
    Beijinhos e boas decorações.

  2. Agora fiquei baralhada, cheguei ao final do comentário e não conseguia ler o inicio, de modo que voltei a dizer que ia partilhar o bolinho, tornei a repetir, mas já sabes agora qual foi o motivo, não consegui fazer pré- visualização.
    Beijocas.

  3. A esta hora ver um bolo assim…tão fofo e tão maravilhoso, molhadinho e com côco ralado…olha, só se for com um cházinho!! 😉 Levo a receita!

    Pinturas e bricolages…gosto tanto! Deve estar a ficar tudo muito lindo
    …a mim até o cheiro da tinta me agrada eheh
    As minhas pinturas hoje também chegam ao fim…a sala já foi e hoje a cozinha… 😉

    Beijinho e boas pinturages

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

