Bolo Pardo com Travo a Aguardente e Canela

Continuamos nos bolos e enquanto houver ideias e maçãs para se lhes juntarem eu alinho. Talvez por ser o fruto do pecado, e eu uma eterna pecadora- a gula é terrível- , não lhe resisto, e, se houver maçã eu estou por lá de fatia na mão com toda a certeza. A receita original é do livro Tesouro das Cozinheiras. Pois é, tenho um tesouro e raramente o uso por não ter muitas imagens alusivas às receitas. Sei que faço mal em julgá-lo pela falta de fotos pois esta receita veio de lá e faço-a muitas vezes. Fica um bolo grande, fofo, muito saboroso e com muito pouca gordura. Mesmo sem maçãs, a receita original é só canela, não fica seco e apesar de ter um ar massudo desfaz-se na boca. No entanto ando sempre a juntar isto e aquilo, a cortar daqui e dali e nunca segui a receita na íntegra porque 300gr de açúcar é em minha opinião um exagero. Já aqui mostrei mais duas adaptações desta receita, Bolo de Leite e Amêndoa perfumado com Raspas de Limão e Bolo de Chocolate e Canela. Bolos de execução muito simples com sabor e aspecto bem caseiro. Sintam-se à vontade para experimentar. São perfeitos para este Outono e tarda em chegar.

Ingredientes:
4 ovos
150gr de açúcar amarelo
350ml de leite
400gr de farinha com fermento
20gr de chocolate em pó Nesquik
10gr de canela em pó
60gr de manteiga
2 maçãs Reineta
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
 

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC
  2. Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso. Juntar a manteiga derretida e bater mais um pouco.
  3. Juntar o chocolate em pó e o bicarbonato e mexer com a vara de arames.
  4. Por fim juntar a farinha em 3 vezes alternando com o leite e mexendo com a vara de arames de forma a não deixar grumos.
  5. Depois de untada a forma fazer camadas alternadas de massa e maçãs cortadas em fatias bem finas. No final polvilhar a superfície com um pouco de açúcar. Vai ficar com aquela camada crocante depois de cozido…
  6. Levar ao forno cerca de 30m mas convém fazer o teste do palito. Mal saia seco retirar, desenformar e deixar arrefecer em cima de uma rede.
Anúncios

10 thoughts on “Bolo Pardo com Travo a Aguardente e Canela

  1. Bom dia!
    Gosto muito de bolos com açúcar amarelo, lembro-me sempre de qd era miuda e roubava os torrõeszinhos do açúcareiro, dá um sabor tão diferente aos doces, n é?
    Só uma questão, porque usas nesquik em vez de cacau em pó? Não fica mais doce e com menos sabor a chocolate?

    bjs e boa semana.

  2. Que lindo bolinho, só o nome que lhe deste já nos lança para a curiosidade, depois…olhando essa fatia com a chaveninha
    por perto, tanto pior…gostaria de o ter por perto , prová-lo e dizer-te : concordo, está bom assim, para quê mais açucar?
    Está perfeito!!!!
    Beijocas.

  3. Olá!

    Sou como tu, receitas sem foto não me cativam muito – estou errada porque por vezes temos uma grande surpresa tal como o bolo que apresentas hoje que tem tudo para ser uma delícia. Pelo menos de foto assim parece e se leva maçã, que adoro, então está perfeito para a minha boca tão gulosa:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s