Branca de Neve e a Maçã Reineta

Existem alguns ingredientes dos quais não abro mão no que toca a marca. Para mim Branca de Neve é sinal de bolo perfeito e é com uma certa tristeza que a vejo desaparecida das prateleiras dos supermercados. Para piorar, quanto mais escassa mais vontade de comer uma bela fatia de bolo. Confesso que já tinha feito duas tentativas com a farinha da Nacional para bolos e comigo não se dá bem, fica uma massa pesada e sabe demasiado a fermento, não se conseguiram comer. Já desesperada, sim que altura de TPM é para comer e desesperar por doces, fui ao Pingo Doce e vim de lá com 3 pacotes debaixo do braço. Nesse mesmo dia fiz as Madalenas com Canela e ontem este delicioso bolo. Gosto muito de experimentar coisas novas e diferentes mas nada me dá tanto prazer como uma fatia de bolo de combinação básica e sempre perfeita, iogurte, maçã, limão e canela. Usei açúcar mascavado e fez toda a diferença. Fiz o bolo pelo final da tarde para lanchar na praia. O que sobrou guardei numa caixa bem fechada. Apenas posso dizer que hoje estava soberbo, toda a humidade parece ter-se entranhado pelo bolo, o travo do limão acentuou-se e a maçã mais rija e levemente ácida tornou este bolo ainda melhor do que aquilo que tinha imaginado. Eu sei, bolo simples de iogurte com maçã, já falei demais, mas não podia deixar de o fazer.

Ingredientes: Usar o copo do iogurte como medida
1 iogurte natural – 125gr
1,5 medida do copo de açúcar mascavado
1 medida mal cheia do copo de óleo de milho
4 ovos médios
3,5 medida do copo de farinha com fermento
2 maçãs reineta
Açúcar e canela em pó a gosto
 

Bater os ovos com o açúcar. Juntar o iogurte e o óleo e bater novamente. Adicionar a farinha em 3 vezes batendo entre cada adição. Forrar um tabuleiro com papel vegetal, cerca de 30cmx20cm, colocar a massa e em cima desta dispor as fatias de maçã calcando-as levemente para baixo. Polvilhar com açúcar e canela e levar ao forno pré-aquecido a 175ºC cerca de 40m. Quando pronto peguei no bolo ainda com o papel vegetal e coloquei-o em cima de uma rede para arrefecer. Cortei em quadrados, embrulhei e juntei à fruta e à água que estavam na mochila. Rumei à praia, cheguei e encontrei-a como eu gosto, calma, sem a agitação do Verão que me causa fobia. O sol fugiu mas deixou a água quente como ainda não tinha estado este ano. O sueste continua e amanhã promete um dia de sol e muitos banhos. Bom feriado.

16 thoughts on “Branca de Neve e a Maçã Reineta

  1. Que delícia mais fofa e apetitosa!! Também uso a branca de neve e como maçãs reineta! 😉 este bolo é para fazer… 🙂
    Linda essa foto…uma praia mesmo como eu gosto…vazia 😉
    Bom feriado e boa suestada!!
    Beijinho

  2. Ai amiga que inveja dessa praia… ficava muito feliz se aí estivesse e se tivesse a sorte de comer um padaço desse bolinho fofinho e aromático, era o como estar no céu.

    Beijinhos e bom feriado.

  3. Gosto deste intercâmbio de saberes culinários 🙂 digam o que disserem a maçã reineta marca a diferença quando a cozinhamos, tem um comportamento próprio que muito aprecio.
    Ficou tão bonito, que delicioso fim de tarde…sinto saudades daí…fico a sonhar…
    Beijinhos e bom feriado.

  4. Maravilha e que raiva e que sei lá que sinto neste momento. Mas porquê haveria eu de estar a esta hora a actualizar as minhas leituras bloguistas ou blogueiras… Já é o 3 blogue que me deparo com bolos… Xiça penico! É que se não tivesse sido uma grande preguiçosa hoje, poderia também ter feito um bolinho…Bem, resta-me pedir o mesmo que às outras, se ainda sobrou bolo come uma fatia por mim, combinado? bjs e continuação de boas banhocas para esses lados, que eu fujo da água como diabo da cruz.

  5. Olá Fraldinha!

    Também sou como tu:) Para bolos só uso a Branca de Neve e ralmente tenho notado a falta dela nos hipermercados. Valha-me Deus! Se acaba deixo de fazer bolos:)

    Este bolo está perfeito e totalmente aprovado por mim que adoro maçã, canela e limão.
    Ficou lindo e deve ter sabido maravilhas ao degustá-lo na praia. Beleza!
    (Hoje estou inspirada:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s