Pão de Cerveja

As fotos da Duxa bastaram para me incentivar a fazer este pão, e, gostei. Não tinha cerveja preta… usei cerveja normal. Não tinha a quantidade de centeio… usei farinha espelta, centeio, milho e trigo. Ah e matei a curiosidade, não sabe a cerveja. Fica um pão muito saboroso, de côdea crocante e miolo macio mas firme.

Ingredientes:
300ml de cerveja
25 de margarina líquida
5gr de sal fino
20ml de mel
300gr de farinha T65
75gr de farinha de centeio
75gr de farinha de milho
100gr de farinha espelta
5gr de fermento seco

Colocar todos os ingredientes na máquina do pão pela ordem acima indicada. Escolher o programa que amassa e leveda. Findo o tempo retirar o ar e dar a forma pretendida. Pincelar com água onde se colocou umas pedrinhas de sal e polvilhar com farinha. Deixar levedar cerca de 20m, o meu levedou mais, descuidei-me, por isso o miolo abriu mais um pouco mas o ideal será antes de começar a rachar enquanto leveda. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 20m. Deixar arrefecer numa rede.

14 thoughts on “Pão de Cerveja

  1. Bom dia 😉 não sei se diga, que rico pão, ou que pão tão rico, boa mistura de farinhas.
    Gosto do pão assim com buraquinhos no miolo tipo queijo suiço:) quando puderes experimenta
    a cerveja preta, o malte torrado dá-lhe um sabor peculiar;)
    beijinho.

  2. Esse pão já está na minha lista, falei pra Duxa…a cada dia que o vejo em mais blogs fico com mais vontade. Está me faltando um pouco de tempo, mas desse fim de semana não me escapa. Parabéns, seu blog está cada dia mais bonito e as receitas como sempre divinas (te acompanho desde o 3B’s).
    beijos

  3. Já estive tentada, mas receio o sabor da cerveja… Obviamente que o álcool evapora durante o processo, mas não sou fã de malte. Bem, acho que só me resta experimentar. E pelas tuas fotos, acho que não me vou arrepender!
    Beijinho

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

