Algodão Doce com Limão e Canela

Clicar na foto para ver melhor

Há muito que tinha a receita deste bolo em mente. Mas, nunca tinha as claras que eram precisas até experimentar aquilo que para a maioria já não é novo, congelar claras. Funciona mesmo. Como sou curiosa tentei saber um pouco mais deste bolo cuja receita vem de nuestros hermanos. É um bolo típico galego e que pode ter algumas variações. Por lá chama-se Bica de Laza pois a receita é originária de Laza, uma terra que faz parte da província de Ourense.

E com as devidas alterações, até no nome, esta é a minha variação deste bolo, que, pela forma com que se desfaz na boca só se pensa em algodão doce, que, perfumado com canela e limão, penso que dá para ver na foto, fazem dele um dos melhores bolos que já comi. Derrete-se na boca e não se fica apenas por uma fatia…nem 2… nem digo quantas foram.

Ingredientes:
8 claras
140ml de natas frescas
140gr de açúcar
Raspa de Limão a gosto
Canela em pó a gosto
300gr de farinha com fermento

Bater as claras em castelo até estarem bem firmes e adicionar aos poucos 100gr de açúcar. Reservar. Bater as natas com 40gr de açúcar até estarem bem cremosas e reservar. Peneirar a farinha em adições de 100gr cada e envolver com cuidado nas claras. Juntar a raspa de limão e as natas envolvendo tudo muito bem. Polvilhar com açúcar e canela previamente misturados. Forrar uma forma com papel vegetal e levar ao forno a 175ºC cerca de 30m. Deixar arrefecer e desfrutar do melhor algodão doce do mundo, com canela e limão…

Anúncios

11 thoughts on “Algodão Doce com Limão e Canela

  1. Pela descrição e aparência parece mesmo algodão de tão fofo que ficou…limão e canela, 2 sabores perfeitos!
    Vou anotar também! 🙂

    P.s. Também devia haver algodão doce nas feiras com vários sabores, não era?!! :))
    Beijinho

  2. Que bolinho convidativo!!! Um bolo ótimo para acompanhar um chá ou até mesmo um sumo natural de laranja. Vejo que reduziste a quantidade de açucar, e fizeste bem, porque assim já podes comer mais uma fatia sem muitas culpas! 🙂

    Beijinhos

  3. Com esta descrição até me imagino a saboreá-lo, leve e fofo e com o aroma do limão e canela. Que perdição. Vou guardar a receita para quando tiver a quantidade de claras necessárias (no congelador ainda só há 3…).
    Um beijinho.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s