Para Ele…

… vai sempre existir uma faca na minha gaveta e um bom pedaço de manteiga à sua espera. Cada vez que o faço surpreendo-me sempre. 4 simples ingredientes e o resultado é um pão sempre macio por dentro e bem estaladiço por fora. Partilho mais uma vez uma das receitas mais faladas pelos blogues de culinária, O Artisan Bread.

Ingredientes:
1kg de farinha T65
700ml de água – como está calor usei à temperatura ambiente, no inverno deverá estar morna
11gr de fermento seco
5gr de sal fino

Num recipiente plástico suficientemente largo ou alto com tampa, o meu é largo e tem capacidade para 4L, colocar a água e o fermento. Misturar bem com uma vara de arames. Adicionar a farinha e o sal. Envolver tudo muito bem e lentamente. Não precisa amassar, basta que esteja tudo misturado. A massa irá estar cheia de grumos, é mesmo assim. Polvilhar com farinha de milho, ajuda a criar uma crosta ainda mais estaladiça. Deixar repousar 2h à temperatura ambiente. Findo o tempo tapar e guardar no frigorífico ou usar de imediato. Sempre que se quiser pão fresco basta tirar uma porção de massa com as mãos bem enfarinhadas em farinha de milho, moldar sem amassar e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar repousar 30m. Durante este tempo o forno deverá estar ligado a 190ºC. Passados os 30m pegar na folha com o pão e colocar dentro de uma forma de bolo inglês, isto se pretender um pão com o formato que está na foto. Poderá fazer redondo, bolinhas, o que mais apetecer. Colocar no forno e deixar cozer  até dourar a gosto. Cerca de 10m antes de estar pronto retirar da forma e voltar a colocar no forno. O pão estará cozido assim que bater nele e ouvir um som oco.

Anúncios

11 thoughts on “Para Ele…

  1. Tenho curiosidade em fazer esse pão. É realmente fantástico, quando fazemos um pão com as nossas mãos e o vemos crescer no forno, sentimos o seu aroma e o comemos quentinho com manteiga. Pura magia.
    Um beijinho.

    • Ginjinha a quem nunca experimentou aconselho sempre a fazê-lo. É prático e delicioso. Já para não dizer que com a mesma massa se podem fazer as bases para pizza. E só esticar, forrar a forma e forno. Massa fina e crocante. Experimenta que não te arrependes.

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s