Pedaços de Maçã…

…por aqui, por ali, por todo o lado, numa combinação antiga e bem simples, com canela. A massa diria que é pobre, leva 1 ovo e água, mas rica em sabor. O açúcar mascavado dá um aroma bem diferente ao bolo, que, não levando qualquer álcool, deixa um leve aroma a aguardente. Comido morno ou frio é perfeito para acompanhar uma bola de gelado ou um chá. A massa desfaz-se na boca… hummm. A receita veio do Flagrante Delícia.

Ingredientes:
75gr de manteiga amolecida
175gr de farinha com fermento
50gr de açúcar em pó
1 ovo
75ml de água
3 maçãs
 
Cobertura:
60gr de açúcar mascavado
Canela em pó a gosto
25gr de manteiga em pedaços

Ligar o forno a 180ºC. Misturar a farinha com a manteiga amolecida e com a ajuda da vara de arames misturar bem até obter uma espécie de granulado. Juntar o açúcar e misturar bem. Adicionar o ovo e a água aos poucos e mexer até obter um creme. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal e colocar a massa. Por cima colocar as maçãs em pedaços calcando-as, polvilhar com o açúcar e canela e por fim adicionar a manteiga em pedaços. Vai ao forno 30-35m.

9 thoughts on “Pedaços de Maçã…

  1. Bem, este já está na minha lista. Depois dos bolos simples, sem aromas, o de maçã é o eleito para as tardes de domingo e esta “massa pobre” é o ideal para quem quer uma coisa doce sem trair o colesterol.
    Beijinhos

  2. Olá, já me ri com o teu comentário ao meu petit gateux eheheheh. Pois é, estás horrores de GORDA e eu ihihih tou é INVEJOSA, resmas de invejosa, porque a minha balança acusa bem mais. Quase um mês a vestir vestidos de praia, hoje fui vestir umas calças e pimba, apertadas. Mas tudo bem, souberam pela vida todos os doces que comi estas férias, ainda agora acabei de comer uma fatia com o novo preparado de bolos que recebi de oferta. Eu recheei, eu pûs cobertura, imagino as calorias… Quando voltar ao trabalho emagreço. Agora vou ali deliciar-me com a tua receita. bjs carla

  3. Que receita deliciosa deve ser esta. E que aspecto tentador.
    Não conhecia o teu blog, mas tenho que te dar os parabéns, estou a gostar imenso, receitas, fotos, muito bom.
    Obrigada por visitares o Pão e Beldroegas
    Um beijinho

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

