Bolo de Laranja e Iogurte com Curd de Laranja

A receita vem do blogue Côco e Baunilha. O que tenho a dizer… muito bom, o curd de laranja dá-lhe um sabor muito requintado. É um bolo que fica húmido e fofo. Segui a receita quase à risca mas cortei metade da quantidade de açúcar e achei que ficou no ponto. Mas acredito que tudo dependa do doce das laranjas e as minhas eram muito docinhas.
 
Ingredientes do Curd de Laranja:
150ml de sumo de laranja
40gr de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de maizena
50gr de manteiga
 
Preparação: Misturar a maizena com o açúcar e bater junto com os ovos e a essência de baunilha. Levar ao lume baixo a engrossar mexendo sempre. Assim que engrossar, desligar o fogão e juntar a manteiga aos pedaços mexendo sempre até estar incorporada e obter um creme liso e brilhante. Colocar numa tacinha, tapar com película aderente e deixar arrefecer.
Ingredientes do Bolo:
1 laranja inteira
180ml de sumo de laranja
4 ovos
1 iogurte natural
1 colher de chá de essência de baunilha
50ml de óleo de milho
300gr de farinha
100gr de açúcar
2 colheres de chá de fermento
 
Preparação: Ligar o forno a 190ºC. No copo da varinha mágica colocar a laranja inteira sem a casa e 90ml de sumo e passar tudo com a varinha. Numa taça colocar o açúcar e os ovos e bater com a batedeira. Juntar o sumo que acabou de obter, o iogurte, o óleo e a essência e bater de novo. Por fim juntar a farinha e o fermento batendo lentamente. Untar uma forma de bolo inglês e levar a forno pré-aquecido a 190ºC cerca de 35m. Retirar, desenformar e deixar arrefecer. Partir o bolo ao meio e regar com os restantes 90ml de sumo e rechear com o curd. Com o restante curd barrar o topo do bolo.
Advertisements

6 thoughts on “Bolo de Laranja e Iogurte com Curd de Laranja

  1. Céus!!! Era mesmo de uma coisinha assim que estava a precisar, continuo muito gulosa…vou para a cozinha dar uma vista nos ingredientes que tenho, apetece-me ligar o forno:))) Ah podes indicar a quantidade de açucar que colocaste? Também gosto para o pouco doce.
    Beijoca.

  2. Oi Oi! Esta fatia pode ser para mim?! 🙂 Ficou mesmo com um aspecto maravilhoso! Eu não sou muito gulosa, mas por bolos assim, caseirinhos e com aspecto delicioso…perco-me mesmo! Nunca provei curd, mas já ficou anotada!
    Beijinhos e boa semana 🙂

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s