Chocolate Chips Brioches

A noite já estava da cor das minhas pepitas de chocolate, ou chocolate chips se preferirem, quando após meia dúzia de pesquisas encontrei aquela que me pareceu a massa perfeita. Pareceu e foi. Mudei-lhe a forma para poderem ser mais facilmente devorados por quem de direito. Apesar da foto não ser a melhor dada as horas da noite, e depois de já ter comido não 1 mas 2, aqui fica a certeza de que não se irão desiludir. De calóricos pouco têm, pouco açúcar, pouca gordura e como se isso não bastasse acho que as pepitas foram poucas. Melhor assim.

Ingredientes: Rende 12 bolinhas
250gr de farinha T65
6gr de fermento seco
75ml de água morna
20gr de açúcar
15ml de óleo de milho
2 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
 
  • Numa tacinha colocar a água morna, o açúcar e o fermento. Deixar repousar 10m. Ao fim deste tempo irá obter um líquido pastoso e cheio de borbulhas. São os organismos vivos do fermento a trabalhar.
  • Numa taça grande colocar a farinha e abrir uma cova no meio. Colocar a mistura do fermento, os ovos ligeiramente batidos com a essência de baunilha e o óleo de milho.
  • Com a ajuda da batedeira, e com os ganchos colocados, misturar bem todos os ingredientes até obter uma massa que se descole das laterais. Se necessário polvilhar com um pouco de farinha.
  • Transferir a massa para a bancada enfarinhada e sovar até obter uma massa elástica e que não se cole aos dedos. Se necessário juntar mais um pouco de farinha.
  • Moldar uma bola e pincelar com um pouco de manteiga e colocar de novo na taça para levedar. Ligar o forno a 50ºC e colocar lá dentro até duplicar de volume. Cerca de 40m. Ver foto abaixo.
  • Terminado este tempo pesar a massa em dividir em proporções iguais. As mim rendeu 12 bolinhas de peso entre os 40 e os 45gr. Espalmar cada bolinha e colocar as pepitas. Dobrar as beiras para dentro e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal com a costura para baixo.
  • Vai de novo ao forno ligado a 50ºC levedar cerca de 15-20m. Retirar o tabuleiro e aumentar a temperatura para os 175ºC. Enquanto isso pincelar as bolinhas com 1 ovo batido com um pouco de leite. Colocar no fundo do forno uma tacinha com água bem quente para que as bolinhas não fiquem secas e deixar cozer até estarem dourados.
  • Retirar e deixar arrefecer numa rede.

Anúncios

3 thoughts on “Chocolate Chips Brioches

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s