Sweet Rolls… Irresistíveis

Fiz estas maravilhas no dia de Camões, e, tal como nos Lusíadas, rumei por “…mares nunca de antes navegados..” e atraquei do outro lado do Atlântico. Não encontrei Cristóvão Colombo sentado num ovo mas encontrei uma receita de massa de brioche deliciosa, macia, levemente perfumada e irresistível. Para ver maior clicar em cima da imagem.

Esqueçamos as dietas, ou, talvez não. Deixemos as proporções para os entendidos e eu não serei certamente, mas, na minha modesta opinião engordam os exageros, as escolhas menos acertadas. A minha intuição diz-me que não podia estar mais certa de que esta massa é das melhores que já fiz, muito fácil de trabalhar, de comer e se voltar a pensar em proporções algo me diz que pouco açúcar e pouca manteiga não me estragam a linha, afinal os cereais estão na base da alimentação. Sejam bem-vindos ao meu lanche.

Nota: Fiz a receita com a ajuda da batedeira com os ganchos colocados e sovei-a à mão. Mas podem perfeitamente usar a máquina do pão para amassar. Não se deixem intimidar pela longa de lista de itens, afinal, somos Conquistadores.

Ingredientes:
250ml de leite
65gr de manteiga
50gr de açúcar
Essência de baunilha – 10ml
11gr de fermento seco
2 ovos
600gr de farinha T65
1 gema e 4 colheres de sopa de leite para pincelar
 
  • Num tacho colocar o leite, o açúcar, a manteiga e a essência. Deixar a manteiga derreter e mexer de vez em quando de forma a que o açúcar derreta. Deixar arrefecer até estar morno para usar.
  • Colocar a mistura morna num alguidar, ou na cuba da mfp, e juntar os 2 ovos ligeiramente batidos com um garfo. Juntar a farinha com o fermento, adicionar em 3 vezes e ir batendo em velocidade lenta à medida que a vai acrescentando. Se o fizer na mfp adicionar de uma vez só. Se achar que a massa está muito peganhenta juntar mais um pouco de farinha até que se solte das paredes do alguidar ou das paredes da cuba. O objectivo é obter uma massa elástica e que não se cole às mãos, e, portanto fácil de trabalhar.
  • Se usar a mfp escolher o programa que amassa – 15m na minha. Se fizer à mão, depois de obter uma massa que se solte das paredes do alguidar, amassar na bancada enfarinhada até obter uma massa lisa e elástica.
  • Untar uma taça com um pouco de manteiga e colocar a massa lá dentro, também esta untada com manteiga. Este procedimento será mais fácil de realizar com a ajuda da manteiga derretida ou de creme culinário.
  • Tapar com um pano e deixar levedar até dobrar de volume. Eu coloquei no forno com a luz acesa  enquanto fiz o almoço. Passado 45m já tinha duplicado o volume.
  • Retirar o ar na bancada e voltar a colocar na taça. Tapar com um pano e vai para o frigorífico mais 20m.
  • Findo o tempo retirar o ar à massa e com a ajuda do rolo esticar e dar as formas pretendidas. Para os mini croissants usei os pratos de sobremesa para fazer o círculo e depois foi só cortar em triângulos com a faca e enrolar da parte maior para a ponta.
  • Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e colocar a massa com as formas desejadas. Pincelar com a gema batida com o leite e vão ao forno cerca de 15m até dourarem. Deixar arrefecer numa rede e deixem-se levar pelo seu sabor irresistível, simples ou com um pouco de doce.
Advertisements

One thought on “Sweet Rolls… Irresistíveis

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s