O que para muitos é uma receita comum e fácil de fazer, para mim, estudante das artes culinárias, torna-se numa verdadeira equação cheia de fórmulas e truques que me vão escapando. A minha primeira experiência com arroz doce teve um resultado aproximado ao betão e passado quase um ano da minha tentativa frustrada fui comprar aquele arroz que há próprio para o arroz doce.
Pois bem, me desculpe quem o faz com qualquer arroz, inclusivé a minha mãe, mas eu pelos vistos só funciono com o arroz xpto porque o jeitoso ficou bom como tudo. Não segui bem à risca a receita que vem na embalagem mas andei lá bem perto e fui tomando nota dos passos todos pois a partir de agora o arroz doce, para mim, já não tem fórmula secreta para ficar lindo e cremoso.
Ingredientes:
Usei como medida um cup de 240ml
1/2 cup de arroz
1,5 cup de água
2 cascas de limão 2 colheres de sopa de manteiga
3,5 cup de leite
2 colheres de sopa de farinha custard
6+2 colheres de sopa de açúcar
2 paus de canela
Preparação:
- Colocar a água ao lume com os paus de canela, a manteiga e as cascas de limão e deixe levantar fervura. Baixar para lume baixo, adicionar o arroz e deixar cozer lentamente até absorver toda a água mexendo de vez quando.
- Assim que a água tenha evaporado juntar o açúcar e misturar bem. Entretanto aquecer no microondas o equivalente a 1 cup de leite e juntar ao arroz mantendo sempre o fogo baixo e mexendo sempre. Assim que o leite estiver quase absorvido juntar mais 1,5 cup de leite quente.
- Por último desfazer numa tacinha a farinha custard com as 2 colheres de sopa de açúcar e misturar bem com 1 cup de leite morno de modo a não ficar com grumos. Juntar ao arroz doce e mexer lentamente até começar a engrossar, cerca de 2-3m. Se necessário juntar mais um pouco de leite mas sempre morno de modo a que quando arrefeça se mantenha cremoso.
A receita da embalagem fala em gemas mas não me apetecia estar a estragar ovos, aliás o arroz doce, é que já estava a imaginar ficar com arroz doce de ovos mexidos. Assim ficou perfeito. A tacinha que está na foto foi servida 4h depois de ter sido feito e continua cremoso. O melhor de tudo é que ficou pronto em 20m e depois foi só arrefecer.
Como se costuma dizer “em equipa vencedora não se mexe”, e não, não mexo mais.
Pingback: Arroz Doce Cremoso | Sabores com História