Biscoitos de Aguardente

Não costumo fazer muitos biscoitos sempre com medo de arriscar e ficarem duros demais. Com umas dúzias de ovos caseiros em casa tenho que, arranjar forma, de, os começar a gastar. Confesso que, ultimamente ,tenho pensado muito nos Económicos feitos há tempos pela Tuquinha, mas, como não tenho as formas para fazer os bolos fiquei-me pelos biscoitos e acabei por me basear na receita da Tuqinha para os fazer e ficaram deliciosos.
E, como a coisa correu bem estou a pensar fazer os Económicos em forminhas mais pequenas. Mas, por agora aqui fica a receita dos biscoitos que são mesmo muito bons. Os meus ficaram com sabor aos da minha avó, que, por ser analfabeta não tinha caderno de receitas, mas, mesmo assim foi passando os seus saberes para a minha mãe.
Ingredientes:
600gr de farinha T55 – usei da Nacional
125ml de azeite morno
125gr de açúcar
4 ovos grandes
1 colheres de sopa de fermento para bolos
2 colheres de sopa de aguardente

 Preparação: 

  1. Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo.
  2. Aquecer o azeite uns segundos no microondas e juntar aos ovos e juntar as colheres de aguardente.
  3. Colocar os ganchos na batedeira e juntar 300gr de farinha. Depois de bem misturada juntar o fermento e por fim as restantes 300gr de farinha.
  4. Pré-aquecer o forno a 220ºC e forrar o tabuleiro com papel vegetal.
  5. Untar as mãos com umas gotas de azeite e ir moldando biscoitos com cerca de 25gr de peso, argolas, lacinhos, bolinhas, o que se quiser.
  6. Pincelar os biscoitos com uma clara e polvilhar com açúcar.
  7. Levar ao forno que já está bem quente até estarem dourados. Atenção ao tempo ou depois ficam duros. Cerca de 15m e devem ser retirados. Depois arrefecem no tabuleiro uns 5m e passam para a rede onde acabam de arrefecer e depois é só guardar em frascos ou latas. Ah mas antes comam alguns para saberem se ficaram bons 🙂
Para os mais gulosos aumentem as quantidades de açúcar, para mim são bons assim, pouco doces e a sentir o leve aroma da aguardente.
Anúncios

8 thoughts on “Biscoitos de Aguardente

  1. Gostei destes, estive a ver a receita dos económicos e fiquei arrepiada com a quantidade de açucar e ovos 🙂 o bom mesmo, é olhar para os bolinhos de frente, sorrir para eles, comer 2 ou 3, sem pensar como foram feitos:))
    Beijinhos, boa semana.

  2. Greetings from Colorado! I’m bored to death at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I love the knowledge you present here and can’t
    wait to take a look when I get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my mobile .. I’m not even using
    WIFI, just 3G .. Anyways, very good blog!

    • Hi Sharyl. Thanks for such nice words. The knowlwdge it´s not to much, i’m still leraning, but i hope that one day i’ll get there. If you say the loading it’s fast i believe it, i didn’t knew it. Thanks for the visit. Hope to see you soon (sorry my english mistakes).

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s