Caracóis Doces

Pois é… digo-vos que já é a segunda vez que os faço e amanhã sairá outra fornada a pedido da maninha. A primeira vez que os fiz já era noite e as fotos não faziam qualquer justiça a estas maravilhas. A primeira vez também juntei pepitas de chocolate, hoje não as tinha mas nem isso me demoveu da minha tarefa. Façam-nos e vão perceber porque foi a 2ª vez que os fiz em duas semanas. A massa é do mais simples que pode haver. Mas, acreditem ou não, há qualquer coisa de especial, quando se tiram do forno, quentes, com um cheirinho de quero mais, e, quando o pecado pede para parar e guardar para o dia seguinte, colocam-se 5segundos no microondas e disfruta-se a cada dentada. Digamos que são a minha desgraça, a minha doce tentação e que é a única que não me faz sentir culpada quando os como de tão bons que são. Mas chega de tanto elogio que vocês querem é a receita certo?
Fiz metade das quantidades da receita original e rendeu-me 15 caracóis. Não fiquem assustadas com o tempo, afinal a coisa pode ser assim: sábado de manhã acordam e colocam a mfp a funcionar enquanto fazem outras coisas. Quando acaba apenas têm que perder 5m no máximo para tirar o ar e colocar numa taça no frigorífico. Rechear, dobrar e cortar, levedam mais um pouco enquanto se acerta o almoço e depois ficam com uma sobremesa deliciosa para beber com um cházinho. A sério não darão pelo tempo e quando já não houver nenhum já irão estar a pensar em fazer de novo 🙂 Ok já perceberam que gostei mesmo certo? E por ser tão bom é que partilho esta experiência.
Ingredientes:
120ml de leite morno
1 ovo
30gr de açúcar
265gr de farinha T55
5gr de fermento seco
40gr de manteiga cortada em cubos
Recheio:
175ml de leite
30gr de açúcar
10gr de maizena
10gr de custard
Preparação: Numa tigelinha misturar bem as farinhas com o açúcar e com a ajuda de um bocadinho de leite desfazer a mistura de modo a que fique sem grumos. Colocar o leite a aquecer em fogo baixo. Juntar o preparado e ir mexendo até engrossar a gosto. Deixar arrefecer coberto com película aderente e reservar.
Preparação: Colocar todos os ingredientes na MFP pela ordem acima indicada e escolher o programa que amassa e leveda, na minha é 1:25. Findo o tempo retirar para a bancada enfarinhada e retirar o ar. A massa fica um pouco peganhenta mas trabalha-se desde que enfarinhe bem as mãos e a bancada. Depois de retirar o ar colocar num recipiente polvilhado com farinha, tapar com película aderente e levar ao frigorífico 45m. Passado o tempo retirar para a bancada enfarinhada e esticar com a ajuda do rolo dando-lhe a forma rectangular. Barrar com o creme já preparado anteriormente e enrolar como se fosse uma torta, cerca de 3 voltas. Cortar rodelas com cerca de 3cm de grossura. Forrar o tabuleiro com papel vegetal, esqueçam o silicone, cola-se o creme e fica depois queimado. Colocar as rodelas e deixar levedar 20m no forno ligado a 50ºC. Retirar o tabuleiro e rodar a temperatura para os 190ºC. Pincelar com ovo batido e vai ao forno 15m. Deixar arrefecer numa rede… se conseguir, e depois comer que isto é mesmo bommmmmmm.
Anúncios

Sempre que Apetecer, Sem Compromissos. Até já.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s